siga-nos | seja fã
PUB
 

Estácio da Veiga

Imprimir Partilhar por email
21-08-2013 - 16:39
O conhecido e reconhecido escritor e arqueólogo português, é natural de Tavira e nasceu a 6 de Maio de 1828.
 
 
Estácio da Veiga faleceu a 7 de Dezembro de 1891 em Lisboa e deixou uma obra ao país e à região de elevado interesse, facto que dá lugar a uma merecida homenagem e a um contato mais próximo com a realidade desta personalidade. 
 
Sebastião Phillipes Martins Estácio da Veiga, estudou no Liceu de Faro e frequentou a Escola Politécnica de Lisboa. 
 
A sua carreira enquanto oficial da secretaria da Sub-Inspecção Geral dos Correios e Postas do Reino, conferiram-lhe uma vasta experiência e um despertar para novos conhecimentos, ainda que o seu percurso o tenha colocado noutras rotas, já que após as fortes cheias ocorridas no Algarve em 1876, motivaram que o gabinete de Fontes Pereira de Melo encarregasse Estácio da Veiga de fazer o levantamento dos vestígios arqueológicos que ficaram a descoberto tanto na região; como foi o caso das ruínas de Milreu em Estoi, como no Alentejo. 
 
Após um exaustivo trabalho, terá surgido, em 1878, a Carta Arqueológica do Algarve que foi um primeiro reflexo desse empenho. O mesmo feito terá culminado com a fundação do Museu Arqueológico do Algarve, em Lisboa. 
 
Em 1880, coube a Estácio da Veiga secretariar o Congresso Internacional de Antropologia e de Arqueologia Pré-Histórica, em Lisboa. 
 
A par destes atributos, Estácio da Veiga foi membro de diversas sociedades entre as quais se destacam a Academia das Ciências de Lisboa, o Instituto Arqueológico de Roma, a Sociedade Francesa de Arqueologia, a Real Academia de História de Madrid, a Academia Belga de Arqueologia e o Instituto Arqueológico e Geográfico de Pernambuco. 
 
Filho de José Agostinho Estácio da Veiga, recebeu à semelhança do pai, o foro de fidalgo Cavaleiro da Casa Real, facto que foi uma referência familiar de elevado interesse. 
 
Do seu vasto espólio, Estácio da Veiga deixou-nos obras como: Gibraltar e Olivença, Apontamentos para a História da Usurpação Desta Duas Praças, publicada em 1863; Plantas da Serra de Monchique Observadas Nesse Ano, conhecida em público em 1866; no mesmo ano é publicada a obra: 
 
Os Povos Balsenses, Sua Situação Geográfica e Física, Indicada por dois Monumentos Romanos Descobertos em Tavira, seguindo-se 
Romanceiro do Algarve, em 1870; A Tábula de Bronze de Aljustrel, em 1876, Antiguidades de Mafra, em 1879; sem esquecer as obras: Memórias das Antiguidades de Mértola, de 1877, a Carta Arqueológica do Algarve, no ano seguinte, Ode a Luís de Camões em 10 de Junho de 1880, Projecto de Legenda Simbólica para a Elaboração e Interpretação da Carta de Arqueologia Histórica do Algarve, publicada em 1885, As Orquídeas de Portugal, que veio a público no ano seguinte. 
 
Na mesma sequência, é de registar: As Antiguidades Monumentais do Algarve, cuja publicação ocorreu entre 1886 e 1891 em quatro volumes, e o Programa para a Instituição dos Estudos Arqueológicos em Portugal, que foi publicado em 1891. 
 
Sem qualquer margem para dúvidas, Estácio da Veiga é um algarvio que merece ser revitalizado e enaltecido pelo valioso contributo que deu e que continua a fornecer a todos quantos se interessam pela sua área de escrita e de conhecimento. 
 
(Actualização:23-10-10)
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Jorge Correia



-

Hugo Vasques Lopes



-

Medusa Band



-

Neide Laranjo (Santa Luzia)



-

Josué Nunes



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
FARO:Passados treze anos, Largo das Mouras Velhas está requalificado

FARO:Passados treze anos, Largo das Mouras Velhas está requalificado

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Portimão assume que quer ser Cidade Europeia do Desporto em 2019

Portimão assume que quer ser Cidade Europeia do Desporto em 2019

ver mais
 
TAVIRA:Advogado detido por burla proibido de contactar com lesados

TAVIRA:Advogado detido por burla proibido de contactar com lesados

ver mais
 
Bloco de Esquerda de Albufeira critica artigo da Autarquia sobre campanha da Coca-Cola

Bloco de Esquerda de Albufeira critica artigo da Autarquia sobre campanha da Coca-Cola

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio