Cultura

Entrada gratuita no Museu Municipal de Tavira no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Foto - CM Tavira
Foto - CM Tavira  
No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que se assinala a 18 de abril, o Museu Municipal de Tavira vai abrir gratuitamente as portas ao público.

Adianta nota da autarquia que, no sábado, 20 de abril, pelas 10h30, terá lugar a atividade “Passeios na História de Tavira” sob o título “Dos ornatos de argamassa do arquiteto Diogo Tavares de Ataíde (1711-1765) às platibandas ornamentadas de Tavira”. 
 
Esta iniciativa, sob a orientação da arquiteta Marta Santos, vai explorar o trabalho de Diogo Tavares de Ataíde (1711-1765), “arquiteto-artífice” e figura proeminente na ornamentação da arquitetura barroca do Algarve, notabilizando-se pelos diversos trabalhos em pedra, ornatos em relevo e trabalhos de massa. Através de um percurso pelo centro histórico, será abordada a evolução dos ornatos de argamassa do século XVIII até às platibandas ornamentadas, características de Tavira nos séculos seguintes.
 
Marta Santos é arquiteta, mestre em Reabilitação da Arquitetura e Núcleos Urbanos (FAUL), pós-graduada em Património Cultural Imaterial (ULHT) e doutoranda em Arquitetura, Conservação e Restauro (FAUL – FCT).
 
No mesmo dia, pelas 15h30, o museu promove uma visita à exposição “Balsa, Cidade Romana”, sob a orientação do arqueólogo Celso Candeias (Município de Tavira). Patente no Palácio da Galeria, a exposição proporciona uma viagem de 2000 anos, até ao tempo em que floresceu, junto às margens da Ria Formosa, a cidade que chegou a ser a capital de um municipium romano. Ao longo de 10 salas, e através de um discurso expositivo alicerçado em cerca de 100 peças provenientes de vários museus nacionais, os visitantes terão a oportunidade de conhecer vários aspetos ligados à origem e evolução daquela urbe, bem como as suas principais atividades económicas, os hábitos alimentares e o quotidiano dos seus habitantes.
 
A participação nestas atividades é gratuita, devendo os interessados preencher o respetivo formulário, até ao dia 18 de abril. Passeios na História de Tavira (máximo 30 pessoas): aqui
 
Visita guiada à exposição “Balsa, Cidade Romana” (máximo de 15 pessoas): aqui
 
Mais informação junto da Divisão de Turismo, Património e Museus do Município de Tavira, Tel: 281 320 545 /568, E-mail: museumtavira@gmail.com