Economia

Empresa procura ouro em Alcoutim

 
Uma empresa vai efetuar furos a grande profundidade para tentar descobrir metais preciosos, nomeadamente ouro e cobre, no concelho de Alcoutim.

 
Segundo o “Correio da Manhã” trata-se de uma nova etapa de um trabalho de pesquisa que já se encontra a ser desenvolvido no município há cerca de três anos. "Fomos informados que se tratam de cinco perfurações a realizar nas freguesias de Alcoutim, designadamente junto à ribeira da Foupana e na zona da Palmeira", confirmou ao “CM” Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim, que já reuniu com a empresa. 
 
Em causa está um contrato celebrado pelo Estado com a empresa Bolt Resources, em 2014, para a prospeção e pesquisa de depósitos minerais de ouro, prata, cobre, zinco, chumbo, estanho, tungsténio, antimónio e metais associados. 
 
Denominada ‘Alcoutim’, a área concedida tem 576 quilómetros quadrados, abrangendo, além de Alcoutim, zonas dos concelhos de Castro Marim (Algarve) e Mértola (Alentejo), acrescenta o “CM”.
 
O autarca diz que caso a empresa avance com a exploração, isso poderá representar "uma mais-valia interessante, em termos de emprego e riqueza" para o município, desde que sejam respeitadas "as questões ambientais". Além deste projeto, encontra-se atualmente em fase de consulta pública o pedido de uma outra empresa - a Ozdogu - para a pesquisa de metais preciosos nos concelhos Alcoutim e Loulé.
 
Algarve Primeiro