Sociedade

Em Portimão já se pensa nas Marchas

 
Junho é mês de Santos Populares e Portimão prepara-se para "viver" 20 dias de grande animação, onde não faltarão os desfiles das Marchas Populares, os Arraiais na Antiga Lota e muita animação no centro histórico da cidade – a Rua Nova será invadida pelo cheiro da sardinha assada e pelos aromas dos manjericos.

 
As Marchas Populares voltam a sair à rua nas três freguesias do município para os tradicionais desfiles, que este ano contam com a participação de quatro coletividades do município, o Sporting Glória Ou Morte Portimonense, o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Sociedade Recreativa Figueirense e a Marcha da Vila de Alvor, informou o Câmara Municipal de Portimão.
 
O movimento associativo estará em massa para festejar as marchas no concelho, os desfiles contarão também com cinco marchas convidadas, a Marcha Infantil do Lar da Criança, a Marcha do Centro Comunitário Duna-Caslas/ Meia–Praia Lagos, a Marcha da Associação Grupo da Amigos da Pedreira, a Marcha do Clube de Futebol Os Estombarenses e a Marcha de Silves.
 
O primeiro desfile terá lugar na Zona Ribeirinha de Portimão a 9 de junho, o segundo será no dia 16 de junho onde os marchantes vão desfilar no Polidesportivo da Figueira, no dia 23 de junho o desfile será à beira ria, na Zona Ribeirinha de Alvor. O culminar da grande festa será no dia 29 junho, na Praia da Rocha com o percurso pela Avenida Tomás Cabreira, a começar no Miradouro e a terminar na Fortaleza de Santa Catarina, sendo de referir que todos os desfiles começarão às 22h00.
 
A edição deste ano das Marchas Populares de Portimão reunirá cerca de 500 participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas, que darão largas à imaginação e ao espírito popular, evocando vários temas ligados ao património sociocultural e às tradições do Algarve.
 
Manda a tradição que nas noites do mês de junho, pelas celebrações dos Santos Populares, se salte a fogueira e que se dance pelos recantos e ruas da cidade. A animação organizada pelo Movimento Associativo Portimonense estará empenhada em procurar partilhar a vivência do espaço público com todos os visitantes e turistas que acorrem à cidade para viverem esta festa. Neste sentido, o Sporting Glória ou Morte Portimonense realizará os tradicionais Arraiais e Bailes na Antiga Lota de Portimão, nos sábados de 10, 17 e 24 de junho, a partir das 22h00, com direito a sardinha assada e muita música.
 
Este ano a Zona histórica de Portimão será palco da III edição dos Santos Populares que reinventa e celebra mais uma vez uma festa popular na Rua Nova em conjunto com duas coletividades locais, o Clube União Portimonense e a Sociedade Vencedora Portimonense. Nos dias 12, 23 e 28 de junho, das 19h30 às 00h30, a Rua Nova será palco de sardinhadas, de recriações de saltos à fogueira e de animação musical, dando eco ao trabalho cultural destas associações.
 
Esta iniciativa é organizada pelo Município de Portimão em conjunto com a Freguesia de Portimão, a Freguesia de Alvor, a Freguesia da Mexilhoeira Grande, o Lar da Criança de Portimão, o Clube União Portimonense, a Sociedade Vencedora Portimonense, a APS — Administração dos Portos de Sines e do Algarve, a Merendeira e CRESC Algarve 2020.
 
Algarve Primeiro