Sociedade

Em Albufeira a época balnear já começou

 
 
 
A época balnear 2017 começou esta segunda-feira, 15 de maio, em Albufeira. A cerimónia de abertura teve lugar na praia da Inatel que, este ano, passou a dispor de uma rampa de acesso, tornando-se acessível a pessoas com mobilidade condicionada.

 
A partir de agora é possível desfrutar das 25 praias do concelho galardoadas com Bandeira Azul de forma segura e acessível. A autarquia equipou todas as zonas balneares com cadeiras/andarilhos e tiralôs, que facilitam o acesso ao areal e à água a pessoas com mobilidade reduzida, avança nota da edilidade. 
 
“A praia é a nossa principal riqueza e temos uma responsabilidade enorme em cuidar das nossas praias, que continuam a ser recordistas em galardões de qualidade”, destacou Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
 
Durante a cerimónia foi realizada uma simulação de afogamento e salvamento a banhistas, com recurso aos meios da Autoridade Marítima, ANSA, Instituto de Socorros a Náufragos e Polícia Marítima, entre os quais uma lancha de alta velocidade e uma mota de salvamento. Já no areal estiveram em exposição diversos veículos utilizados pelo Município na limpeza das praias através da recolha de resíduos. Recorde-se que a responsabilidade da limpeza das praias cabe à autarquia, que durante a época balnear recolhe em média 4 toneladas de lixo por dia. 
 
A assistir estiveram as várias entidades envolvidas - concessionários, Autoridade Marítima, GNR, Bombeiros Voluntários, ANSA, Aquaform e Região de Turismo do Algarve – e ainda os alunos do Jardim de Infância e EB1 de Ferreiras, EB 2,3 de Ferreiras, EB1 de Olhos de Água, Escola Básica e Secundária de Albufeira, e Escola Secundária de Albufeira.
 
“Só é possível viver Albufeira em equipa e estamos aqui hoje a inaugurar mais uma época balnear graças ao esforço de um conjunto de pessoas que trabalham arduamente durante todo o ano para que isso seja possível”, destacou Ana Vidigal, vereadora da Câmara de Albufeira com o pelouro do Ambiente. A dirigente agradeceu aos funcionários municipais, aos cerca de 80 concessionários e a todas as entidades com responsabilidade na orla costeira, “sem os quais não seria possível viver em segurança estes momentos de lazer e fruição daquele que é um espaço maravilhoso, a praia que é a nossa galinha dos ovos de ouro”. 
 
A vereadora agradeceu ainda às crianças e jovens das escolas, “que nos têm ajudado muito naquilo que é a promoção e divulgação de uma cultura de segurança e de qualidade através das ações de educação ambiental promovidas pelo Município nas escolas e nas praias”.
 
Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, também destacou a importância do trabalho em equipa: “O Algarve tem este ano 88 Bandeiras Azuis, tem mais de 50 praias acessíveis, sendo cada vez mais importante anteciparmos a época balnear, para que os turistas possam usufruir das nossas praias em segurança, e isso só é possível com a parceria entre todos”. 
 
Refira-se que Albufeira tem assegurado, desde 2009, o alargamento do período de funcionamento da época balnear, contado com a colaboração de todas as entidades para garantir a segurança dos veraneantes e certificar a qualidade da água balnear durante muito mais tempo.
 
Do programa constou ainda a entrega simbólica de uma cadeira/andarilho e de um tiralô, que facilitam o acesso ao banho e a deslocação no areal a pessoas com mobilidade reduzida. Este ano, para além das 14 praias que ostentam o galardão de “Praia Acessível”, todas as zonas balneares vão passar a dispor deste tipo de equipamento, num investimento que rondou os 50 mil euros com a aquisição de 10 tiralôs e 23 cadeiras/ andarilhos. “Albufeira é um destino inclusivo, que se preocupa em criar condições para que todos possam usufruir das praias com todo o conforto e segurança”, realça o presidente da Câmara Municipal, que este ano candidatou mais uma praia - a da Inatel- que reúne agora condições para erguer o estandarte de acessibilidade. 
 
Algarve Primeiro