Ejaculação Precoce

Antes de clarificar esta problemática, importa frisar a pertinência na procura de apoio médico, de uma conversa aberta entre os casais e o acreditar que é possível um tratamento e um reencontro de uma sexualidade plena.

 
Entende-se por Ejaculação Prematura, o acto do homem, por variados motivos, não conseguir manter um acto sexual e, como tal, ejacular precocemente. Este facto acarreta problemas entre os parceiros, bem como o desinteresse sexual, a frustração, a desmotivação e um refúgio no silêncio. 
 
Os estudos que estão por detrás desta doença referem causas psicológicas, a par de eventuais problemas físicos e biológicos que causam ejaculação prematura. 
 
Estima-se que, um em cada três homens sofram deste problema, o que o torna cada vez mais comum e capaz de ser superado e abordado. Refira-se que, mesmo com tratamento, são muitos os homens que se inibem quanto à procura de ajuda médica. 
 
Causas psicológicas: 
 
Em termos psicológicos, estão conhecidas algumas causas que promovem a ejaculação prematura, entre outras, a ansiedade, o sentimento de culpa, as más experiências anteriores, os valores religiosos ou outros, cenários em que a sexualidade foi vivida debaixo de pressão, de tempo controlado, tal como experiências em que o medo de ser descoberto, a falta de protecção sexual poderão ter dado lugar a disfunções sexuais que, ao não serem ultrapassadas, passam para um problema que se pode renovar em cada acto sexual. Nestes casos, o apoio psicológico é um importante alicerce que não deve ser adiado. 
 
Causas biológicas: 
 
As alterações hormonais, dos neurotransmissores cerebrais, actividade reflexa anormal, alterações tiroidianas, inflamação da próstata e uretra, entre outros aspectos podem estar na base da ejaculação prematura. 
 
Com menos frequência, ainda se pode referenciar outras causas a ter em conta e que merecem ser incluídas no diagnóstico tais como, problemas nervosos pós cirurgia ou trauma, bem como o consumo de drogas, entre outras, o álcool, o tabaco e demais substâncias que para além da dependência, provocam alterações no organismo. 
 
Factores de risco: 
 
-Impotência: geralmente o medo de perder a erecção leva à precipitação das relações sexuais. 
 
-Problemas de saúde: a ansiedade, ou o medo causado por um qualquer factor, leva a uma necessidade inconsciente de despachar o coito. Os problemas cardíacos podem suscitar esta pressa em atingir o orgasmo prematuro pelo medo de sentir o cansaço e algum tipo de desconforto. 
 
-Stress: 
 
Uma qualquer preocupação relativa à vida pessoal ou profissional podem levar a uma ejaculação prematura. As dificuldades financeiras, os problemas profissionais, emocionais, a desconfiança, entre outros, podem provocar esta doença. Quando o homem tem uma doença crónica e toma medicamentos, também pode recear o seu desempenho sexual e acelera-lo, tal como existem medicamentos que podem reduzir o desempenho sexual e activar a ejaculação prematura. 
 
Tratamento: 
 
Fale com o seu médico se ejacular antes do desejado por si e/ou pela sua parceira na maioria das relações sexuais. Mesmo tendo a sensação de que poderá resolver o problema sozinho, poderá precisar de algum tratamento para atingir e manter uma vida sexual satisfatória. 
 
Complicações: 
 
Mesmo não aumentando o risco de problemas graves de saúde, a ejaculação prematura pode ser a causa de disfunções na sua vida pessoal (tensões relacionais, infertilidade do casal), discussões e pouca tolerância que, ao serem tratados em conjunto, se reduzem e complementam por um objectivo comum: a sexualidade plena para ambos. 
 
As opções terapêuticas incluem a terapia sexual, medicação e psicoterapia. Muitas vezes o tratamento ideal passa por uma combinação das 3 opções. 
 
Terapia sexual: 
 
Poderá passar por técnicas tão simples como a distracção, a masturbação um pouco antes do coito ou a insistência em outros jogos sexuais de modo a diminuir a pressão dos encontros a dois. 
 
Técnica de compressão da base da glande do pénis. 
 
Tratamento médico: 
 
São geralmente usados anti-depressivos, pelos seus efeitos colaterais, assim como anestésicos tópicos. 
 
Psicoterapia: 
 
Também conhecida por aconselhamento sexual, muitas vezes estas sessões de conversação são as que trazem os melhores resultados aos casais pela aproximação dos parceiros, pelo contacto directo com a problemática e pelas formas que se encontram para superar as situações. 
 
Refira-se que é fundamental que o homem se sinta encorajado e compreendido pela sua parceira neste processo, eis pelo que a psicoterapia surte os seus efeitos mais imediatos e, muitas vezes suficientes para a resolução desta patologia.
 
(+)

Envelhecimento

Ébola

Esquizofrenia

Epilepsia