Sociedade

Distinto médico olhanense homenageado recentemente pela Câmara Municipal de Faro faleceu

 
João Larguito Claro, médico-dermatologista recentemente aposentado do Hospital de Faro, faleceu esta noite em casa vítima de doença súbita.

 
Recorde-se que João Maria Larguito Claro, natural de Olhão, foi no passado dia 7 de setembro, distinguido com a Medalha de Mérito-Grau Ouro da Cidade de Faro, no Dia do Município.
 
Na mesma cerimónia João Larguito Claro confidenciou ao Algarve Primeiro a sua satisfação pela homenagem que lhe foi prestada admitindo que “nada faço por reconhecimento, mas por prazer, por justiça, por entrega aos outros”.
 
Visivelmente comovido, o rosto da dermatologia no Hospital de Faro, mostrou-se preocupado com o facto de ter deixado o serviço, tendo passado à reforma, aos 70 anos de idade, mas deixou claro que, mediante os resultados dos exames médicos que esperava, estava disponível para continuar a apoiar os seus doentes até que a saúde o permitisse.
 
Com 45 anos de carreira ao serviço da Medicina, João Larguito Claro assumiu que “dar o meu melhor aos que mais precisam sempre foi a minha motivação para exercer esta profissão. Dá-me prazer ajudar os meus doentes e, tendo em conta que o Algarve sofre graves lacunas em termos de médicos, sinto isso quase como que um imperativo pessoal”.
 
Amplamente conhecido pela sua entrega e dedicação à profissão, João Larguito Claro sublinhou que “encaro as homenagens como uma satisfação do Ego, não como uma motivação para prosseguir aquilo em que acredito. O que me move é mesmo exercer a medicina que é a minha grande paixão. Naturalmente que fico muito sensibilizado com este tipo de reconhecimento público e, no caso particular do município de Faro, onde resido e trabalho”.
 
À família, o Algarve Primeiro endereça sentidas condolências.