Sociedade

Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais vai ser testado no Algarve

 
Após o início da fase Bravo do DECIF (15 maio a 30 junho) assinalada na região como a apresentação do Plano de Operações Distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil no passado dia 15 de maio, em Faro, será posto à prova o reforço de meios no Algarve através de um exercício que irá envolver os meios instalados de resposta aos incêndios florestais.

 
Deste modo, o exercício regional designado de DECIFALG´17 com início marcado para as 6h00 do próximo dia 1 de junho, terá como cenário um incêndio florestal no concelho de Loulé, cujo Posto de Comando Operacional será instalado em Salir, naquele concelho.
 
Os agentes de Proteção Civil e entidades cooperantes irão assim responder com meios e recursos em Livex (com movimentação real) e o desenrolar do cenário ocorrerá como se de uma situação real se tratasse.
 
O objetivo é identificar, se o dispositivo consolidado na região responde de acordo com o planeado, e se existem procedimentos a ajustar ou constrangimentos a suprir antes do período de maior perigo, a fase Charlie (01 julho a 30 setembro).
 
Recorde-se que, a região vai dispor este ano, na Fase Charlie, e em dedicação exclusiva 553 operacionais e 133 meios técnicos, num dispositivo integrado que conta com 115 entidades.
 
Algarve Primeiro