Sociedade

Dia mais fresco, mas risco elevado de exposição aos raios UV

 
O calor está a dar algumas tréguas, o que permite algum arrefecimento, em especial nos locais onde se têm vivido dias muito quentes.

 
A descida das temperaturas prevista para esta quinta-feira, não traduz, no entanto, uma diminuição do risco de exposição aos raios UV.
 
Em todo o território do continente é recomendado o uso habitual de protetor solar, uma vez que, as temperaturas apenas podem reduzir os cuidados dos veraneantes.
 
De acordo com as informações disponibilizadas pelo Instituo Português do Mar e Atmosfera, as temperaturas vão ficar mais amenas esta quinta-feira. 
 
Em Faro vão oscilar entre 17 e 30 graus.
 
De assinalar que, quase todas as regiões do continente, Madeira e Açores apresentam hoje risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
 
Para as regiões com risco 'muito elevado' e 'elevado', o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
 
O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã e vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se moderado a partir do final manhã, e moderado a forte no litoral e nas terras altas, por vezes com rajadas até 65 quilómetros por hora.