Cultura

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado em Albufeira com peddy paper no Castelo de Paderne

Foto - Rui Gregório / CM Albufeira
Foto - Rui Gregório / CM Albufeira  
Para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Município de Albufeira promove um conjunto de iniciativas que têm por objetivo realçar a importância do património cultural partilhado e o seu papel na atualidade.

Para o efeito, no dia 18 de abril, das 10h00 às 16h00, o Município vai levar a cabo a atividade "Descobre o Castelo”. Segundo explica nota da Câmara de Albufeira, trata-se de uma ação interativa, que promete desvendar os segredos históricos e arquitetónicos do Castelo de Paderne, através da realização de um peddy paper que promete desafiar os participantes e proporcionar uma experiência diferente.
 
No dia 20 de abril, às 10h30, está programada uma visita às recentes obras de conservação e restauro do Castelo de Paderne, conduzida pelo arqueólogo Luís Campos Paulo e pelo conservador-restaurador Pedro Gago. As obras realizaram-se ao abrigo de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Albufeira e a DRCAlg – Direção Regional de Cultura do Algarve, com financiamento do CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve. O Município lembra que a intervenção passou, primeiro, pelo reforço da Torre Albarrã e, numa segunda fase, pela preservação das muralhas em taipa militar, deixando-as tal como se tivessem sido os construtores almóadas a fazê-lo nos séculos XII ou XIII, lê-se na mesma missiva.
 
A visita às obras é organizada em parceria com a CCDR Algarve – Comissão de Coordenação da Região do Algarve.