Sociedade

Dia da Terra assinalado em São Brás de Alportel com passeio "sustentável"

 
Um roteiro por dois lugares especiais do património arqueológico concelhio é a proposta da Quinta do Peral - Centro de Educação e Interpretação Ambiental de São Brás de Alportel para este sábado, dia 22 de abril, data em que se assinala o Dia da Terra.

 
Assim o Dia da Terra neste concelho será comemorado com um convite para conhecer melhor dois locais onde o Homem sempre desenvolveu atividades ambientalmente sustentáveis, lançando um alerta para a importância da preservação dos recursos naturais enquanto se explora e valoriza o património histórico-arqueológico do território concelhio. 
 
O Moinho do Bengado, um dos lugares a visitar, é um moinho de vento em pedra de estilo mediterrânico, construído em 1850.
 
Constitui um exemplo do chamado “moinho de cabresto”, no qual se usava um antigo sistema de tração com cordas e recurso a marcos para rodar o tejadilho em busca do melhor quadrante.
 
Outro marco do património histórico a visitar no âmbito do passeio organizado pela Quinta do Peral é a Azenha da Mesquita, um antigo moinho de água, cuja mecânica era também 100% sustentável e amiga do ambiente, sendo movido somente por energia hidráulica. 
 
A viagem tem partida da Quinta do Peral marcada para as 10h30. Para participar na atividade é preciso efetuar inscrição através dos contactos 289 845 420/quintadoperal@cm-sbras.pt 
 
No mesmo dia o sítio de Parises recebe o Encontro de Reiki na Natureza, uma iniciativa de participação gratuita que convida “reikianos” e curiosos a desfrutar da Natureza em pleno e a restabelecer energias. 
 
A atividade decorre entre as 9h30 e as 13h00 e é organizada pelo Núcleo de Reiki de São Brás de Alportel.
 
Algarve Primeiro