Economia

Dia da Cidade de Quarteira marcado pelo arranque das obras do Quartel da GNR

 
A Câmara Municipal de Loulé lançou, no passado sábado, a obra do novo Quartel da GNR em Quarteira, um dos momentos altos das celebrações do 18º aniversário da cidade.

 
Nota da autarquia louletana, refere que é um equipamento que vem contribuir para a melhoria da segurança de residentes e turistas, considerado um eixo fundamental para o executivo municipal.
 
O edifício do antigo Quartel de Bombeiros localizado junto ao Calçadão será agora ampliado e reconvertido para acolher o Quartel do Subdestacamento Territorial da GNR de Quarteira. 
 
Pretende-se criar um espaço com todas as condições para os militares que trabalham nesta cidade mas também direcionado para a população que acorre a estes serviços.
 
Custeada na totalidade pela autarquia, a obra significa um investimento que ronda 1 milhão de euros e terá um prazo de execução de 365 dias.
 
Para o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, “este é um momento muito significativo já que o polo urbano de Quarteira/Vilamoura, muito importante no contexto da rede das cidades do Algarve e do Sul do país, era o único que não tinha umas instalações condignas para que a GNR pudesse exercer as suas funções com eficácia”. Recorde-se que, inicialmente, esta força de segurança esteve instalada no antigo aldeamento Algarve Sol, num lugar limitado e de difícil acesso, passando posteriormente para o edifício da antiga Escola Profissional.
 
“Hoje em dia, qualquer cidadão precisa cada vez mais de sentir que as forças de segurança cuidam da sua segurança pessoal, dos seus bens, da sua tranquilidade. Não queremos que à GNR do Concelho de Loulé falte nada e, como tal, empenhámo-nos a fundo. Quarteira é um destino turístico nacional que nos últimos anos rapidamente se requalificou aos olhos de Portugal. Com as questões da segurança não podemos ter uma relação ligeira”, frisou Vítor Aleixo.
 
Por seu turno, o Major Paulo Santos, Comandante do Destacamento Territorial de Loulé, falou da estreita colaboração entre a Câmara de Loulé e a GNR para levar por diante uma requalificação das instalações desta força de segurança no Concelho. A par de Quarteira, estão ainda em curso a construção de um Quartel de raiz na freguesia de Almancil e a construção de adaptação do Posto da GNR em Salir (a inaugurar em breve). Também as instalações de Loulé foram alvo de requalificação. 
 
Algarve Primeiro