Política

Deputados do PS assinalam reforço da GNR e PSP para região do Algarve

 
Os deputados socialistas eleitos pelo círculo de Faro estão preocupados com os distúrbios provocados na Oura, em Albufeira, por um grupo significativo de cidadãos provenientes do Reino Unido.

 
Segundo as entidades locais, este grupo era constituído por cerca de mil jovens entre os 19 e 22 anos, que estariam a gozar férias organizadas através de um pacote turístico de baixo custo, em regime de tudo incluído, vendido com o nome ‘Invasão a Portugal’.
 
“Este tipo de desacatos e incidentes, cujas imagens são difundidas pelos meios de comunicação social, ocorridos numa das principais zonas turísticas do Algarve, marca negativamente a reputação da região no estrangeiro, com potenciais consequências nocivas na atração e oferta turísticas que se pretendem afirmadas pela excelência e qualidade”, defendem os parlamentares.
 
Por isso, António Eusébio, Fernando Anastácio, Jamila Madeira e Luís Graça alertam que é necessário “agir para prevenir e responder com eficácia a estes acontecimentos, que vão sucedendo episodicamente ao longo dos anos”.
 
No sentido de perceber se há mais medidas previstas para responder a este tipo de incidentes, os deputados do PS perguntam à ministra da Administração Interna que articulação existe entre as diferentes entidades públicas de segurança na reação e controlo deste tipo de comportamentos. Os parlamentares questionam, ainda, quais os contratos locais de segurança previstos para a região do Algarve que irão incluir medidas visando a prevenção e resposta a este tipo de criminalidade.