Política

Deputado Cristovão Norte culpa Governo por falhar compromissos "solenes" com os algarvios

 
O deputado algarvio (PSD), Cristovão Norte, fez saber num comunicado enviado hoje à imprensa, que o «Governo assumiu dois compromissos solenes com os algarvios que estariam impreterivelmente cumpridos até 30 de Junho».

 
Para o parlamentar o primeiro compromisso não cumprido é a conclusão da requalificação da EN-125 entre Vila do Bispo e Olhão. O segundo, o de transformar o Centro Hospital do Algarve em Centro Hospitalar Universitário do Algarve, por inclusão do Centro de Medicina Física de Reabilitação do Sul (S. Brás do Alportel) e reforço da parceria com a Universidade do Algarve.
 
Cristovão Norte, diz que «a requalificação da EN-125 tem sido um tormento para os cidadãos, obras mal planeadas, sem trabalhos noturnos, mal sinalizadas e com muitas insuficiências».
 
O deputado lembra «que por duas ocasiões vi chumbados projetos de que fui autor na Assembleia da República a solicitar que, face ao volume de obra, se suspendessem a aplicação de portagens nos troços da A22 correspondentes aos da EN 125 alvo de intervenção, proposta chumbada por aqueles que se dizem a favor da abolição das portagens, mas nada fizeram a esse respeito».
 
No que se refere ao Centro Hospitalar do Algarve, Cristovão Norte, avança que «enquanto o Centro Hospitalar Universitário do Algarve não vir a luz do dia, o CMR SUL continuará em sub-aproveitamento, com camas fechadas, listas de espera e degradação inevitável da instituição».
 
Para o mesmo deputado, o CHA está a funcionar sem dirigentes intermédios, sem lideranças clínicas desde Fevereiro, «o que é uma situação inconcebível, pelo que os dirigentes só serão nomeados com a criação do CHUA segundo o Governo».
 
Também os Serviços de Urgências Básica estão sem médicos para as escalas e os serviços não estão melhor, pelo contrário, conclui o parlamentar.