siga-nos | seja fã
PUB
 

Autárquicas:Depois de conseguir atrair turistas Monchique quer agora «fixá-los» no concelho

Autárquicas:Depois de conseguir atrair turistas Monchique quer agora «fixá-los» no concelho
Imprimir Partilhar por email
29-09-2017 - 11:07
O modelo de desenvolvimento para o concelho de Monchique está identificado e é consensual, assim como as infraestruturas necessárias para melhorar as condições de vida da população e maximizar o potencial existente.
 
De acordo com nota de imprensa da ACRAL, três dos quatro candidatos à presidência da Câmara – a CDU não esteve disponível – participaram, terça-feira, 26 de setembro, no quarto debate autárquico promovido pela ACRAL e o Canal Algarve, onde apresentaram diferentes propostas para a valorização do território e a criação de riqueza.
 
O turismo de natureza é comumente aceite como o principal vértice do desenvolvimento do concelho – e muito já foi conseguido com o aumento exponencial da oferta e do número de turistas: o desafio agora é fazer permanecer os visitantes no concelho.
 
Segundo Rui André, presidente da autarquia em exercício e recandidato ao cargo pelo PSD, durante os seus dois mandatos, o número de unidades de turismo rural aumentou de “duas para 96” e as dormidas anuais passaram de um valor “residual” para “mais de 100 mil”. 
 
O problema, diz Paulo Alves, candidato do PS, é continuar a haver “autocarros a ir para a Foia sem parar no centro da vila” de Monchique. Ou seja, há turistas em Monchique, a pernoitar ou de visita, mas não contribuem o suficiente para a dinamização de setores como a restauração ou o comércio.
 
As propostas do PS para inverter esta realidade passam por organizar um festival com música, teatro, e artes performativas, assim como uma bienal de escultura baseada no sienito nefelínico, uma pedra rara existente no concelho.
 
João Duarte, candidato do movimento independente «Cidadãos por Monchique», defende a criação de parques de campismo familiares, descentralizados pelo concelho e explorados pelos proprietários dos terrenos como complemento à respetiva atividade, nomeadamente a agricultura.
 
De acordo com o candidato independente, esta ideia traria um benefício acrescido: as famílias responsáveis pela gestão destes campos de campismo familiares tratariam dos terrenos circundantes, diminuindo os riscos de incêndio.
 
Rui André destacou os progressos conseguidos nos últimos 8 anos. Além do reequilíbrio financeiro da autarquia, o candidato social-democrata salienta os bons resultados alcançados pelas empresas do concelho, designadamente ao nível das exportações. ~
 
Entre 2013 e 2015, segundo o autarca, percentualmente, Monchique foi o concelho do país com o maior crescimento das exportações.
 
Investimentos considerados vitais, como por exemplo o da construção do parque empresarial do concelho, “têm os projetos aprovados e o financiamento garantido”.
 
Este debate pode ser visionado na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=yGE_0PYOhrA ou na página do Facebook da ACRAL.
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

PCP promove debate no Club Farense sobre "Ciência, Tecnologia ao serviço do progresso social"



-

PAN e Câmara Municipal de Albufeira estabelecem «compromisso político»



-

Jamila Madeira na vice-presidência do grupo parlamentar do PS



-

LAGOS:PCP continua indignado com falta de condições do posto da GNR



-

Autárquicas::Veja os resultados por Concelho



PUB
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Manifestação em Faro revoltada com "inércia" no combate aos fogos

Manifestação em Faro revoltada com "inércia" no combate aos fogos

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Tavira põe todos a fazer desporto

Tavira põe todos a fazer desporto

ver mais
 
Festa com Ciência junta Noite das Bruxas em Tavira

Festa com Ciência junta Noite das Bruxas em Tavira

ver mais
 
Jovem velejadora de Portimão representa Portugal nas Bermudas

Jovem velejadora de Portimão representa Portugal nas Bermudas

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio