Política

Autárquicas:Debate promovido pela ACRAL com candidatos à Câmara de Loulé focou estratégias para esbater assimetrias entre litoral e interior

 
Os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Loulé estão de acordo em relação a uma coisa: um dos principais desafios para o concelho é o de esbater as assimetrias entre um litoral rico e um interior pobre e despovoado. As diferenças estão nas soluções para o problema.

 
De acordo com comunicado da Acral - Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve, que promoveu um debate com os candidatos à Autarquia de Loulé, a coligação PSD-CDS-MPT, caso vença as eleições, promete criar na autarquia “uma equipa de urbanismo para os grandes projetos” turísticos no interior, revelou o candidato José Graça, segunda-feira, 25 de Setembro, durante um debate promovido pela ACRAL e o Canal Algarve.
 
Para o ex-presidente da autarquia, é preciso “levar turistas para o interior” e para isso não enjeita a possibilidade de ter ali “projetos de grande e média dimensão”, de forma a potenciar outros mais pequenos e assim criar uma oferta diversificada e complementar.
 
Além disso, José Graça falou na necessidade de criar creches e melhorar estradas e o parque escolar do interior do concelho.
 
Já o atual presidente da autarquia e recandidato ao cargo pelo PS, Vítor Aleixo, recusa “reproduzir” o modelo do litoral no interior do concelho, por isso defende a sua revitalização através da criação de “pequenas unidades” turísticas, aliada à exploração agrícola e florestal e acompanhada por “medidas de descriminação positiva”.
 
Para o candidato da CDU, António Vairinhos Martins, o repovoamento do interior deve assentar no desenvolvimento da agricultura e da pequena indústria, assim como na melhoria da rede de transportes e no reforço das políticas de proximidade, designadamente através da “reposição do mapa das freguesias”.
 
Joaquim Sarmento Martins, candidato do BE, defendeu a criação de habitação a custos controlados no interior do concelho para a fixação de jovens.