Sociedade

Cuidados a ter com nuvem de pó que chegou ao Algarve

 
O sotavento algarvio, o interior do Baixo Alentejo e o arquipélago da Madeira vão ser afetados até esta sexta-feira por poeiras provenientes do norte de África, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 
O IPMA esclarece que a situação se deve a uma depressão centrada na região de Marrocos, que transporta na sua circulação poeiras em suspensão provenientes do norte de África.
 
O mesmo instituto especifica que, a mesma depressão  deverá afetar uma vasta região desde a Tunísia até às Canárias, passando pelo sul da Península Ibérica e pelo arquipélago da Madeira.
 
No Algarve, o fenómeno faz-se sentir com grande intensidade, chegando a cobrir alguns locais de pó e lama.
 
Na sua página oficial, o IPMA dá conta de que, "as poeiras continuem a afetar a região Sul e parte da região Centro, do continente, e a Madeira, até sexta-feira".
 
Para a Organização Mundial da Saúde estas partículas podem entrar no aparelho respiratório e constituem, um risco para a saúde.
 
A Direção-geral da Saúde recomenda que sejam evitados esforços prolongados, limitando a atividade física ao ar livre. 
 
Crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios ou cardiovasculares devem ainda permanecer dentro dos edifícios com as janelas fechadas.  
 
A mesma entidade avança que o nosso País é por norma "invadido" durante a primavera e o verão, por partículas na atmosfera provenientes das zonas áridas do Norte de África, nomeadamente dos desertos do Sahara e Sahel.
 
Algarve Primeiro