Sociedade

Cuidado! Há um novo vírus nas redes sociais

 
É com relativa facilidade que o vírus é transmitido nas redes sociais e, de igual rapidez a forma como quem o transmitiu se aproveita dos utilizadores das redes.

 
O vírus é transmissível através de imagens nas redes sociais. Apresenta-se como um ficheiro encriptado e facilmente disfarçado que pode ser entregue através de redes sociais como o Facebook ou o LinkedIn.
 
O novo malware é capaz de ‘sequestrar o seu computador através de algo tão simples como o download de uma imagem transferida através das redes sociais.
 
É conhecido como o ‘Locky’, o vírus composto por um ficheiro encriptado, facilmente disfarçado por uma imagem aleatória, capaz de entrar pelo seu computador quando aberta.
 
Segundo o explica o Engadget, um teste feito através do blog Check Point, mostra o quão fácil é cair no erro. Este malware aproveita-se de falhas de segurança em redes sociais como o LinkedIn ou o Facebook para ser transmitido.
 
O criador do vírus encripta o ficheiro com o software malicioso, deixa-o disponível através de uma imagem no chat destas redes sociais e, quando aberto, o seu computador já estará afetado. O sistema do seu computador fica ‘sequestrado’ até pagar um montante exigido por quem lhe enviou o ficheiro. 
 
Apesar deste vírus ser facilmente evitável (basta não descarregar ou abrir o ficheiro), para evitar a sua transmissão.
 
O ‘Locky’ vem mostrar a vulnerabilidade destas redes sociais neste aspecto, em que um vírus pode ser facilmente transmitido através das funcionalidades mais banais destas aplicações.
 
Conhecido o vírus, é estar atento e evitar ou mesmo negar, a transmissão de imagens, mesmo as mais banais.
 
Algarve Primeiro