Sociedade

Crianças de Aljezur vão recuar «ao tempo de escola do bisavô»

 
O Município de Aljezur assinala, a 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com a iniciativa: “Uma viagem ao tempo de escola do meu bisavô”.

Em colaboração com a Junta de Freguesia da Bordeira, o município vai  levar duas turmas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Professora Piedade Matoso, a experienciar um conjunto de atividades no Núcleo Museológico da Escola da Vilarinha, onde está recriada uma sala de aula do tempo da Segunda República Portuguesa. 
 
 
A experiência terá como base a recriação de atividades que visam explicar aos jovens, como funcionava a escola durante a época anterior ao 25 de abril de 1974, «para que possam entender as diferenças do ensino e do ambiente escolar de outrora para os dias de hoje».
 
Segundo nota da autarquia, será ainda distribuído um kit básico escolar semelhante ao da época, «composto por uma tabuada do ratinho, um lápis de carvão e um caderno diário, onde os alunos desenvolverão alguns exercícios tal como eram realizados nesse tempo».
 
Já no espaço de recreio, as crianças terão a oportunidade de brincar «como antigamente, onde serão recriadas as brincadeiras como a macaca, a cabra-cega, o lencinho da botica», e desfrutar de um lanche oferecido pela Junta de Freguesia da Bordeira.
 
 
O município deixa o convite a todos quantos queiram participar na atividade, lembrando que a iniciativa «reveste-se de particular importância» no ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril.