siga-nos | seja fã
PUB
 

Crianças: a ida ao dentista sem dramas

Crianças: a ida ao dentista sem dramas
Imprimir Partilhar por email
07-08-2015 - 10:45
Já levou o seu filho ao dentista? A experiência foi pouco positiva? Leia estes truques que podem ajudar numa próxima situação.
 
Conhecida a importância de levar as crianças ao dentista desde tenra idade, sobretudo pelo hábito e pela prevenção de cáries, importa dar um toque especial a um momento que pode ser assustador também para muitos adultos.
 
É caso para dizer que, o primeiro passo para levar o seu filho ao dentista com sucesso depende da segurança e predisposição dos pais!
 
Se não consegue acompanhar o seu filho por não conseguir ultrapassar os seus próprios medos, encarregue um familiar ou amigo dessa tarefa.
 
O site "Terra" listou algumas ideias que podem ajudar a levar os mais novos e até os mais velhos ao “ao senhor da bata branca que manda abrir a boca”
 
Comece pela escolha de um profissional que lhe dê confiança. Dos dentistas que conhece, pondere aquele que melhor poderá desenvolver uma maior empatia com o seu filho e marque a consulta.
 
É importante um profissional que saiba estar ao nível das crianças, que esteja habituado a lidar com os mais novos e , sobretudo que tenha muita paciência e criatividade.
 
Procure saber se na sua clínica habitual há algum dentista ‘especialista’em crianças. Tente saber o que se vai passar com antecedência para ir mais calmo e não passar nervosismo à criança.
 
Depois, anote a importância de visitar este profissional o mais cedo possível, sem esquecer que a criança deve ter maturidade suficiente para compreender e corresponder ao que é necessário, pelo que, por volta dos 4 anos pode ser uma idade sugestiva.
 
Vá ao dentista antes das cáries. A primeira visita ao dentista deve acontecer logo em pequeno, pelo menos perto da altura da mudança de dentes, por exemplo, para saber mais sobre o que vai acontecer e saber quais os instrumentos corretos para realizar a higiene oral. 
 
Assim a criança vai ganhando familiaridade com o consultório e com o profissional e não o irá associar a uma experiência de dor como se a sua primeira ida ao dentista tivesse sido para arrancar um dente, por exemplo.
 
Evite os problemas de saúde oral na infância. A higiene correta dos dentes e da boca é essencial para evitar as cáries, assim como atrasar a introdução de açúcar na dieta dos mais novos. Aconselhar-se junto de um dentista quando a criança esta na fase de usar chupeta e biberão também pode ajudar a diminuir a probabilidade de ter mal formações nos dentes.
 
O "Terra" recomenda ainda que se deve lavar os dentes das crianças sempre no fim de cada refeição como uma escova macia. O fio dental pode ser utilizado a partir dos dois anos.
 
É ainda importante que não lhe minta em relação à ida ao dentista, uma vez que pode gerar desconfiança e deixar a criança nervosa. 
 
Também não deve criar expetativas irreais nem fazer ameaças. Se a criança chorar, respeite-a e apoie-a, é normal. Não quer dizer que esteja com medo mas sim que não quer fazer aquilo ou que está cansada, por exemplo.
 
É ainda fundamental explicar calmamente e com antecedência que vai ao dentista, o que se vai passar. 
 
Uma história alusiva ao tema também costuma resultar muito bem, sobretudo em crianças pequenas, uma vez que lhes permite visualizar aquilo que os pais estão a explicar e, sendo de forma animada, afasta qualquer tipo de receios, transformando-se numa aventura e descoberta.
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

“Crianças que não brincam, ficam doentes” – Mário Cordeiro



-

Sabe o que é Síndrome de Húbris? É a doença do poder!



-

Sabe identificar um sociopata?



-

Mitos e verdades da vida “mais saudável”



-

Pessoas alegres e positivas vivem mais e melhor



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
FARO:Passados treze anos, Largo das Mouras Velhas está requalificado

FARO:Passados treze anos, Largo das Mouras Velhas está requalificado

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Polícia Marítima fiscaliza atividade de venda ambulante em Albufeira

Polícia Marítima fiscaliza atividade de venda ambulante em Albufeira

ver mais
 
Câmara Municipal cede terreno para a nova "casa" da Polícia Judiciária em Portimão

Câmara Municipal cede terreno para a nova "casa" da Polícia Judiciária em Portimão

ver mais
 
Com o «Guia Algarve» da RTA tenha "à mão" 200 eventos em junho

Com o «Guia Algarve» da RTA tenha "à mão" 200 eventos em junho

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio