siga-nos | seja fã
PUB
 

Continua a sonhar com o/a “ex”?

Continua a sonhar com o/a “ex”?
Imprimir Partilhar por email
12-06-2015 - 10:29
Os sonhos eróticos continuam a ser encarados como uma punição, como algo a esconder ou como uma situação “que não deveria ocorrer”, mas que não se conseguiu evitar, razão pela qual se fala muito pouco no assunto e se guardam alguns medos.
 
Freud, o Pai da Psicanálise, trouxe para a realidade o que se passa no inconsciente humano, ainda assim, os sonhos eróticos permanecem “no segredo dos deuses”.
 
Importantes para renovar o desejo e a vitalidade sexual, mas também essenciais para ajudar a detetar problemas do passado, os sonhos sexuais e eróticos podem indicar mais sobre as pessoas e a forma como lidam com as situações.
 
Segundo o Psychology Today, os sonhos eróticos e sexuais são o espelho da líbido enquanto alertam para desejos não atendidos. 
 
Quer isto dizer que, para além de revelarem uma intenção de concretizar desejos, estes sonhos podem também revelar que, o “sonhador” não está a conseguir colocar em prática aquilo que deseja e que necessita para o seu equilíbrio e bem-estar. 
 
Não se pode perder de vista que, os sonhos se assumem como desejos inconscientes e como “alertas” para situações esquecidas ou ignoradas pelo sujeito. Desta forma, sonhar é chamar “à razão” uma carência ou uma necessidade de superar um problema.
 
No caso dos sonhos com “ex” companheiros, as coisas devem merecer uma análise mais detalhada, uma vez que, nem sempre o que parece é.
 
Na posição de muitos entendidos, o sonho erótico e sexual pode não representar a concretização do ato em si, mas todo o ambiente que envolve a intimidade. 
Pode mostrar os preliminares e a reação do parceiro após o ato, reduzindo a importância da sexualidade propriamente dita e dando mais ênfase ao plano afetivo que o envolve.
 
Em caso de separação, pode acontecer um arrastamento de sonhos com um/a “ex”, na medida em que nem tudo fica esclarecido com a rutura.
 
Ao mesmo tempo, a forma como decorre a história no sonho pode querer dizer que é o desejo que se queria concretizar na realidade. 
 
Se por um lado, sonhar com uma pessoa do passado pode querer dizer que nem tudo ficou resolvido e que a mente se está a reorganizar através da compreensão do que aconteceu e do que não se concretizou, por outro, há situações positivas que se gostaria de transpor para outra pessoa, bem como aspetos que não se querem repetir numa nova relação.
 
Dada a complexidade, faz sentido que se analisem os sonhos e que a pessoa tente compreender “as mensagens” contidas nessas histórias que ocorrem enquanto se descansa e que a mente “aproveita” para se renovar e para alcançar o equilíbrio.
 
A pessoa com quem se partilha o momento do amor no sonho também pode indicar muito sobre quem sonha. 
 
Mesmo nas relações mais coesas, é normal que se sonhe com o ex-parceiro, tal pode querer dizer que o seu consciente quer voltar a trazê-lo à memória e que os sentimentos, afinal, ainda estão presentes e apenas escondidos por novos que surgiram com o atual parceiro.
 
Esta questão, a de sonhar com o ex-companheiro, pode ser apenas momentânea e ajustável no cérebro com o passar do tempo, lê-se na mesma publicação. 
 
No entanto,  algumas pessoas levam anos até que deixem de ter sonhos eróticos e sexuais com o antigo companheiro, o que poderá merecer uma reflexão mais séria e cuidadosa. 
 
É ainda de anotar que, mesmo quando deixam de acontecer, estes sonhos podem reaparecer sempre que há uma situação ou acontecimento que faça lembrar o ex.
 
Naturalmente quando há uma situação de separação, o pensamento com uma primeira pessoa que marcou o indivíduo pode regressar aos sonhos, mesmo que no intervalo a afetividade se tenha partilhado com outras pessoas. 
 
Existe uma tendência para recuperar a memória de um primeiro amor ou de uma relação mais intensa ocorrida no início da sexualidade.
 
Segundo o mesmo site de especialidade, sonhar com um antigo ‘amor’ ou com um ex-companheiro que já faleceu pode ser uma forma de expressar naturalmente a tristeza, culpa, revolta e tantos outros sentimentos negativos que a separação fez desencadear.
 
É importante ter em conta que, a mente humana é complexa e que, este tipo de publicações apenas pode alertar ou despertar para algo que precisa de ser tratado ou pelo menos compreendido.
 
Todos sabem que os sonhos revelam muito sobre a realidade do sujeito e que um profissional de psicologia pode ajudar e muito no que se refere à superação de “desejos recalcados” ou problemas inconscientes, por isso, entenda-se este despertar com naturalidade e como uma forma de abordar o assunto sem preconceitos.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Educação: orientar as crianças para a maturidade emocional



-

Educação: o que não se deve (de forma alguma) fazer a uma criança



-

“Crianças que não brincam, ficam doentes” – Mário Cordeiro



-

Sabe o que é Síndrome de Húbris? É a doença do poder!



-

Sabe identificar um sociopata?



PUB
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Faro: Queda de tronco na Alameda colocou visitantes em pânico

Faro: Queda de tronco na Alameda colocou visitantes em pânico

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ALBUFEIRA:Acordo leva Sindicato a desconvocar greve no Clube Med da Balaia

ALBUFEIRA:Acordo leva Sindicato a desconvocar greve no Clube Med da Balaia

ver mais
 
Lagos revive Festa do Banho 29 com Quim Barreiros e Ruth Marlene

Lagos revive Festa do Banho 29 com Quim Barreiros e Ruth Marlene

ver mais
 
Ministro do Ambiente de visita a Tavira e Quarteira esta segunda-feira

Ministro do Ambiente de visita a Tavira e Quarteira esta segunda-feira

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio