Consumo de azeite diminui risco de fraturas por osteoporose

 
O azeite é um alimento essencial à alimentação e um recente estudo vem alargar os benefícios do consumo deste precioso ingrediente.

 
De acordo com as conclusões de um trabalho de investigação levado a cabo em Espanha, o consumo de azeite diminui em 51% o risco de fraturas resultantes da osteoporose, o que amplifica os benefícios para a saúde do “ingrediente-chave” da Dieta Mediterrânica.
 
O trabalho foi realizado pela Universidade Rovira e Virgili (URV), em Espanha e, demonstrou que o consumo habitual de azeite virgem tem um efeito preventivo na osteoporose, para além dos demais benefícios amplamente conhecidos.
 
O azeite é usado para temperar saladas, para preparar refogados, para terminar uma sopa ou para dar um toque especial ao peixe. A cozinha tradicional portuguesa enriquece as suas receitas com este precioso líquido, por muitos descrito como o “ouro” à mesa e, sabe-se agora que, para além do seu poder anti-inflamatório e antioxidante, o azeite protege os ossos.
 
O estudo, que faz parte do projeto PREDIMED (Prevenção com Dieta Mediterrânica), estima que incorporar diariamente na dieta entre quatro a cinco colheres de sopa de azeite de oliveira virgem ajuda a proteger a estrutura óssea e a prevenir a osteoporose.
 
A investigação envolveu 870 pessoas, que foram seguidas durante uma média de nove anos, e os resultados evidenciam, pela primeira vez, o papel benéfico do consumo regular de azeite para a proteção dos ossos.
 
Até agora a comunidade científica tinha-se centrado principalmente nos efeitos positivos da administração de componentes do azeite, como os polifenóis (antioxidantes) em cápsulas sobre fraturas ósseas, ou outros efeitos sobre a saúde óssea, mas não sobre a fratura em si mesma.
 
Os investigadores que lideraram o estudo atribuem os benefícios ao conjunto de substâncias que compõem o azeite, da gordura aos polifenóis, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
 
Com todos estes benefícios e, sabendo que a osteoporose é uma doença silenciosa e incapacitante, faz todo o sentido aproveitar este poderoso elemento da natureza em prol da saúde e qualidade de vida.
 
Há quem não abdique de uma fatia de pão caseiro com azeite, de uma açorda ou de um bacalhau generosamente temperado com azeite… pois agora sabe-se que, só faz bem em fazer essas opções!
 
Algarve Primeiro