Sociedade

Concluída obra na Estação Elevatória de Águas Residuais de Vilamoura

 
 
A alameda da Praia de Vilamoura que recebe a época alta do turismo balnear tem novo aspeto.

 
A estação elevatória de águas residuais ali instalada, que desde há alguns anos apresentava sinais de degradação e carecia de reabilitação, esteve em obras e deu lugar a uma nova área ajardinada ao nível do solo.
 
Segundo a empresa municipal Inframoura, a empreitada de requalificação da estação elevatória arrancou em janeiro e ficou concluída em junho, a tempo do início da estação alta do turismo.
 
A obra representou um investimento superior a 340 mil euros e foi da responsabilidade da Inframoura, empresa que gere os espaços públicos de Vilamoura e Vila Sol, no município de Loulé.
 
“A estação elevatória que antes ali estava, a caminho da praia, era uma barreira visual que agora foi eliminada”, explica a presidente do Conselho de Administração da Inframoura, Fátima Catarina. “A empreitada foi aproveitada para soterrar a instalação e reduzi-la ao nível do solo, restringindo assim o impacto visual do volume ocupado e devolvendo mobilidade ao espaço público naquela artéria nobre”, conclui a responsável.
 
O equipamento anterior encontrava-se com graves deficiências que poderiam colocar em causa a eficácia da instalação. A solução adotada para a sua reabilitação implicou a demolição integral do piso térreo da atual estação elevatória e do edifício do posto de transformação da EDP e a execução de uma cobertura ajardinada por cima da laje deste equipamento.
 
A obra insere-se no plano de atividades da Inframoura, assinalando uma das primeiras etapas da requalificação da alameda da praia de Vilamoura. O passo seguinte é a conclusão do projeto de arquitetura para a requalificação de toda a alameda, entre a praia e a avenida Tivoli, o qual está em fase de conclusão.