Economia

Concelho de Lagoa lidera pelo segundo ano consecutivo “ranking nacional” na independência e eficiência financeira

 
Com base na informação veiculada pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses que apresenta a análise económica e financeira dos 308 Municípios os resultados apresentados por Lagoa demonstram boa gestão desenvolvida pelo atual executivo, descreve a edilidade.

 
Em 2014, na mesma publicação, o Concelho de Lagoa já se posicionava como líder na eficiência e independência financeira com um rácio de 85,6% e em 2º lugar com o maior grau de execução de receita cobrada, com 107,0%, informa a autarquia em nota de imprensa. 
 
O Anuário de 2015 não poderia ser mais comprovativo dos valores que são atribuídos, nomeadamente em relação ao quadro da independência financeira, suportado essencialmente por receitas próprias geradas nos impostos e taxas municipais, verificando-se que Lagoa subiu a percentagem da sua independência de 85,6% em 2014 para 88,2% em 2015, só sendo ultrapassada por Albufeira, com 89,5%.
 
No capítulo da execução, em termos de receitas e despesas com maior relevância na estrutura orçamental, Lagoa posiciona-se em 3º lugar atrás de Albufeira e Loulé, apesar de, em relação ao ano de 2014, ter passado de um rácio de 107,0% para 110,3%.
 
Na cobrança do Imposto Municipal sobre Transações, Lagoa – com os seus 24,5% – ocupa o 11º lugar no ranking nacional, mas o 4º lugar no conjunto dos Municípios Algarvios.
 
Na gestão dos recursos humanos, Lagoa está em 30º lugar (21,5%) dos Municípios que apresentam menor peso de despesa com pessoal, nas despesas gerais, ligando desde logo também à despesa de aquisição de bens e serviços, em que Lagoa não é referenciada nem no quadro de maior nem de menor volume, no total de 35 Municípios.
 
Refira-se que é na análise do posicionamento dos Municípios Portugueses nos diversos quadros setoriais que o Anuário Financeiro se baseia – para elaboração da classificação do ranking global, num leque de 10 critérios pontuados num total de 2000 pontos – estando o Concelho de Lagoa em 1º lugar, com 1803 pontos, entre todos os Municípios de Média Dimensão, mantendo a posição que já tinha em 2014, distante de Albufeira, em 3º lugar com 1378.
 
Algarve Primeiro