Curiosidades

Como o sono pode ajudar a emagrecer

Foto|Freepik
Foto|Freepik  
É do domínio comum que o sono representa um aspeto fundamental para o bem-estar físico e emocional do ser humano, pelo que, os especialistas especificam esses benefícios.

O sono é também um importante aliado para quem quer perder peso, na medida em que, ajuda a regular as hormonas.
 
De acordo com Vânia Caldeira, membro da comissão de trabalho de patologia respiratória do sono da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, "o sono de qualidade regula as hormonas que controlam a fome e a saciedade e deve, por isso, ser parte integrante de qualquer dieta.
 
Segundo a mesma especialista, está provado que, «existem melhores resultados  numa dieta de emagrecimento quando ocorre um sono de qualidade».
 
Os entendidos afirmam que, dormir bem ajuda a perder peso porque promove a regulação dos níveis de hormonas relacionadas com a fome, como por exemplo, a grelina e a leptina. No entanto, é imperioso que se pratiquem hábitos de vida saudáveis, já que, em conjunto, é possível dormir melhor.
 
Neste contexto, os cientistas lembram a necessidade de manter uma alimentação saudável e equilibrada, com base em  produtos frescos , que não se ingiram muitas calorias antes de ir para a cama e que se pratique exercício físico regularmente, pois no seu todo, estes hábitos favorecem o trabalho que as hormonas desempenham enquanto dormimos.
 
É também digno de registo que, um sono de qualidade requer tranquilidade e respeito pelo ritmo natural do organismo, pelo que, não se devem utilizar écrans antes de dormir e sim promover momentos de lazer e descontração para que ocorra um relaxamento do corpo e da mente, sublinham.
 
Dizem os entendidos que, quando estamos a dormir, passamos por um processo de recuperação, desenvolvimento, crescimento e economia de energia.
 
Uma boa noite de sono, nomeadamente dormir o número de horas suficientes, é uma das recomendações para quem quer ter uma vida saudável.
 
Relativamente aos benefícios do sono na perda de peso, os especialistas apontam estes sete benefícios:
 
1. Diminui a produção de grelina
 
A grelina é uma hormona produzida principalmente no estômago e no intestino, que ajuda no processo de digestão e é responsável por estimular o apetite. Quando dorme pouco ou tem uma noite de sono pouco reparadora, a grelina aumenta, ou seja, o seu corpo fica com a constante sensação de fome. 
 
2. Aumenta a libertação de leptina
 
A leptina é uma hormona produzida durante o sono e tem como função controlar o apetite, regular o metabolismo e estimular o gasto energético.
 
3. Estimula a hormona do crescimento
 
A hormona do crescimento (GH) é produzida em grande quantidade durante o sono, e é extremamente importante para quem deseja perder peso, pois estimula a redução da gordura corporal, a manutenção da quantidade de massa magra e a renovação celular.
 
A falta de um sono adequado e reparador pode reduzir os níveis de proteína, o que inevitavelmente, prejudica também a formação da musculatura.
 
4. Diminui o cortisol (hormona do stress)
 
Quando dorme bem os seus níveis de cortisol baixam e quando dorme mal acontece o oposto, os seus níveis de cortisol aumentam, o que causa uma maior dificuldade em regular as hormonas leptina e grelina, prejudicando assim, o processo de emagrecimento.
 
5. Aumenta o bem-estar
 
As boas noites de sono melhoram o humor e o bem-estar físico e mental, o que consequentemente aumenta também a disposição e motivação para praticar exercício físico.
 
6. Diminui a vontade de ingerir carboidratos
 
Quando dorme mal o seu organismo passa por um desequilíbrio de hormonas, nomeadamente grelina e leptina, o que aumenta o desejo de ingerir mais calorias, como por exemplo, a ingestão de doces e salgados.
 
7. Ajuda a comer menos
 
Dormir um sono de qualidade na quantidade certa de horas, melhora as decisões relativamente à dieta e diminui também o tempo de exposição à comida.
 
Nunca é demais lembrar que, um sono reparador ocorre quando dormimos as horas necessárias ao funcionamento adequado do nosso organismo, que todos temos necessidades diferentes, mas que, no geral, todos precisamos de descansar bem para que sejamos mais produtivos, ativos e felizes, por isso, não descure o sono, seja para emagrecer, seja para desfrutar de uma vida de qualidade, em qualquer idade!
 
Fátima Fernandes