siga-nos | seja fã
PUB
 

Como estimular a inteligência nos bebés

Imprimir Partilhar por email
17-08-2013 - 22:59
No passado, acreditava-se que, só mais tardiamente é que os bebés poderiam fazer aquisições e manifestar conhecimentos.
 
Com os muitos estudos que têm sido realizados, verifica-se que, a partir da barriga da mãe, os bebés devem ser estimulados e que não é um disparate os pais falarem com o feto mesmo à distância da gestação, uma vez que ele irá reter essas informações e revelá-las à posteriori. 
 
Quer isto dizer que, a partir do quinto mês de gestação, o feto começa o ouvir sons e a identificar a voz dos pais, o que vai facilitar a tarefa quando estiver cá fora. 
 
Muitas mães experimentaram contar pequenas histórias, colocar música e, após o nascimento verificaram que o bebé ficava mais calmo ao ouvir esses sons, o que comprova que, efectivamente o processo de aprendizagem e de construção da inteligência começa mais cedo do que se pensava. 
 
Se é verdade que nenhum indivíduo se recorda do momento do parto, também é certo que o conhecimento é uma aprendizagem contínua que se inicia na barriga e se prolonga ao longo da vida. 
 
Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo em crianças recém-nascidas ocorre de forma contínua desde os primeiros dias de vida. No início, a criança ainda não representa internamente e não "pensa" conceptualmente, pelo que, o seu pensamento é constituído pelas sensações (sensório) e movimentos (motor), ou seja, descobre as propriedades dos objectos do seu ambiente manipulando-os. 
 
Piaget descreveu vários estágios do desenvolvimento e de acordo com as suas teorias, cada estágio é constituído sobre as estruturas do anterior o que significa que cada etapa superada é uma preparação para o estágio seguinte. Assim, a criança necessita de estimulação visual, auditiva e táctil para que a sua inteligência se desenvolva. 
 
Por esses motivos é muito importante ensinar, estimular e incentivar a criança desde o primeiro dia de vida. Dessa forma, haverá um crescimento intelectual e um maior contacto com o mundo em seu redor. 
 
De facto, as pesquisas realizadas nas últimas 3 décadas provam que a capacidade de aprendizagem dos bebés é muito maior do que se imaginava, e que gerando estímulos no momento certo, os pais podem contribuir para desenvolver a inteligência do seu filho. 
 
De acordo com Meltzoff, a máquina de absorção de conhecimento dos bebés começa a funcionar nos primeiros dias de vida, o que significa que os bebés são capazes de identificar a voz da mãe e, seguidamente a do pai e as de outras pessoas com quem conviva regularmente. 
 
Além de aprender rapidamente a distinguir a voz humana de outros sons, o bebé, em poucos dias também reconhece o rosto dos pais e demais familiares. Antes dos sete meses, é capaz de fazer a distinção entre a sua língua materna e um idioma estrangeiro. 
 
Assim, todo o empenho em estimular o bebé é eficaz e interessante, na medida em que se está a dar o ponto de partida para um processo que vai decorrer ao longo de toda a vida. 
 
Ao mesmo tempo, também é de referir que, a aprendizagem também depende do afecto, uma vez que faz toda a diferença se a mãe conversa com carinho com o bebé e se o trata como um ser inteligente, pois essa é a base para desenvolver capacidades. 
 
Para finalizar, deixamos-lhe alguns truques que o podem ajudar a estimular o seu filho: 
Tudo começa durante a gravidez em que a mãe deve conversar com o bebé, contar-lhe histórias e apresentar-lhe os mais variados sons. A presença do pai é de tal forma importante que, é ao ouvi-lo que o bebé vai reconhecer o pai mais tarde. 
 
Curiosamente, está provado que os bebés se acalmam quando ouvem e reconhecem a voz dos pais. Depois do nascimento e, até aos 3 meses, mediante o choro, os pais devem demonstrar a sua presença. Antes de lhe tocar, devem falar com o bebé e dizer-lhe que estão ali perto dele. 
 
Massajá-lo desenvolve o tacto e a capacidade afectiva. 
 
Usar brinquedos como mobile e dar objectos de cores vibrantes que o bebé possa agarrar é outro aspecto importante. 
 
Dos 3 aos 6 meses, o bebé já segue os objectos com o olhar, pelo que, brincadeiras do tipo "escondeu e encontrou" ajudam-no a controlar os sentimentos de tristeza pela perda e de alegria por reencontrar o objecto, o que será desenvolvido posteriormente. Os pais devem conversar com o bebé com bastante frequência e, aos poucos vão verificando a sua necessidade de retribuir. 
 
Dos 6 aos 12 meses, é a fase em que a área da linguagem está no seu momento chave. A partir do sexto mês, o bebé mostra firmeza para se sentar e os pais devem estimulá-lo a engatinhar. Devem ajudá-lo também a reconhecer sons, odores e sensações táteis. 
 
Dos 12 aos 18 meses, é a fase em que o bebé começa a andar e a pronunciar as primeiras palavras, pelo que, os pais devem estimulá-lo a usar a linguagem e desenvolver a sua coordenação motora. 
 
Dos 18 aos 36 meses, os pais podem utilizar cartolinas para familiarizar a criança com as palavras e com os números e facilitar o processo de aprendizagem formal que se vai seguir na próxima fase. 
 
Dos 3 aos 6 anos, a criança é capaz de entender notas musicais e deve brincar com instrumentos simples, como uma flauta. É um bom momento para que se comece a familiarizar com uma língua estrangeira. 
 
Refira-se que, da gestação até aos seis anos de idade, a mente do indivíduo está no seu melhor momento para assimilar novas informações. Quanto mais os pais conversarem com a criança e propiciarem uma estimulação adequada, melhor será para o seu futuro.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Afinal, os amigos não são para sempre!



-

A “ciência” do aperto de mão



-

Com o S. Valentim à porta, saiba como melhorar a sua relação



-

É Demissexual?



-

Descubra os “segredos” das pessoas mais felizes do mundo



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Maria Leal de volta ao Algarve para animar motards

Maria Leal de volta ao Algarve para animar motards

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Polícia Marítima fiscaliza atividade de venda ambulante em Albufeira

Polícia Marítima fiscaliza atividade de venda ambulante em Albufeira

ver mais
 
Câmara Municipal cede terreno para a nova "casa" da Polícia Judiciária em Portimão

Câmara Municipal cede terreno para a nova "casa" da Polícia Judiciária em Portimão

ver mais
 
Com o «Guia Algarve» da RTA tenha "à mão" 200 eventos em junho

Com o «Guia Algarve» da RTA tenha "à mão" 200 eventos em junho

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio