Curiosidades

Como encontrar o equilíbrio em 10 passos

 
Em primeiro lugar, importa ter em conta que, o bem-estar e a felicidade existem dentro de cada pessoa e, não são algo que se procure ou encontre no exterior. Partindo deste pressuposto, a base é encontrar dentro de cada um de nós. “os botões” que precisam de ser ligados para que tudo funcione em harmonia e produzindo a tal sensação de felicidade.

 
É também fundamental ter em atenção que, a natureza e o ser humano estão em permanente estado de equilíbrio, pelo que, a conquista desse bem-estar depende essencialmente da capacidade de cada pessoa encontrar dentro de si, as boas sensações. É neste ponto que, aquilo que nos rodeia se assume como “ativador” daquilo que existe dentro de cada um de nós.
 
Perante a tomada de consciência daquilo que nos faz bem, é mais fácil orientar as escolhas, selecionar as pessoas que queremos manter em nosso redor, focar os nossos objetivos e prioridades.
 
Feita a introdução ao tema, vamos seguir os dez conselhos da Revista “Bons Fluidos”, para que se possa iniciar uma nova fase de vida, preferencialmente mais inspiradora e feliz!
 
1. Sendo o equilíbrio emocional a base da felicidade e bem-estar, é fundamental começar a incutir conceitos como diálogo, tolerância, afeto e sinceridade.
 
Naturalmente que não se encontram estes requisitos na maior parte das pessoas com quem se convive diariamente, nem seria possível dar resposta a tantas solicitações, ainda assim, é importante fazer-se acompanhar por pessoas com estes “ingredientes” para que o seu bem-estar comece a ganhar expressão. O parceiro, um amigo ou amiga, um grupo restrito de pessoas com que se convive, devem reunir estas características para que a relação seja positiva para ambas as partes.
 
Na mesma sequência, encontramos o ponto 2, que se refere à autoconfiança. Adquirir autoconfiança não é mais que olhar bem para si, aprender a gostar dessas caraterísticas e a dar-lhes dimensão. A autoconfiança é o somatório daquilo que somos, mais o espaço do que queremos ser! É aceitarmo-nos tal como somos e reservar um “espaço” para nos acrescentarmos diariamente com as vivências, sejam elas positivas ou negativas. É imperioso ter em conta que, mesmo as experiências menos positivas, devem “ser aproveitadas” para a aprendizagem e evolução.
 
3. Exercitar a generosidade é também um ponto crucial, já que, está amplamente comprovado que a capacidade de nos darmos aos outros, está diretamente ligada ao equilíbrio, ao bem-estar, à autoconfiança e à própria felicidade. Nunca é demais recordar que, generosidade não é dar aquilo de que se necessita e ficar a lamentar a falta de agradecimento do outro! Generosidade é o desejo de oferecer algo sem pedir nada em troca; sem lamentar a oferta e retirar prazer desse gesto.
 
4. Controlar a ansiedade é outro ponto essencial para quem quer ser feliz! É fundamental aprender a viver cada momento, sem que se sofra por antecipação ou se projetem todas as atenções “no que irá ou não acontecer”. Um dos segredos é “ir lendo” os sinais da vida, já que, a pressa “retira a capacidade de concretizar os planos que a vida tem para nós”. A Revista Fluidos enfatiza que, “analisar o que nos acontece diariamente pode ser um importante truque para orientar as nossas escolhas.
 
5. Definir prioridade ajuda bastante a controlar a ansiedade e a encontrar o equilíbrio, enquanto que permite “celebrar” as conquistas!
Quando “recebe um conjunto de problemas ao mesmo tempo”, faça uma lista e organize a ordem com que vai resolver as situações. O mesmo se passa na organização doméstica, no emprego e em tudo na vida. Definidas as prioridades e o tempo de resolução, vá respirando fundo à medida em que ultrapassa cada etapa. Em pouco tempo terá tudo resolvido e com sucesso, acredite!
 
6. Vamos à resiliência: a arte de superar as adversidades.
É um facto inquestionável que, as adversidades existem, que é impossível ser feliz, sem ser infeliz; não por imposição, mas porque naturalmente estamos sempre em desequilíbrio e à procura precisamente desse bem-estar. Perante isto, é preciso “parar, escutar e Olhar”, que é como quem diz: analisar, escolher e decidir para que se compreenda o que aconteceu e se consiga seguir em frente.
 
O segredo é não fugir da realidade, mas sim tentar dar-lhe uma explicação aceitável.
 
7. Aprender a ter mais paciência é um requisito desejável nas mais variadas situações e requer uma tomada de consciência pessoal. Ter paciência não é tolerar tudo, mas sim saber justificar aquilo que não tolera com calma!
 
8. O poder da amizade verdadeira é o oitavo ponto, mas poderia ser o primeiro. É essencial fazer-se suportar por uma rede segura de pessoas com quem se sinta confortável e feliz. Essa troca de energias e emoções são um importante alento para tudo o que já se pediu nos pontos anteriores.
 
9. Aceitar as mudanças também é um desafio a cultivar e, a forma mais fácil de viver. Deixar para trás o conhecido, mas pouco estimulante, é um pré-requisito para uma vida mais vibrante. Criar uma “versão” mais atualizada da sua personalidade, irá permitir-lhe aceitar mais e melhor a diversidade e valorizar aquilo que realmente é essencial para si. O resto, pode ou não existir neste ou naquele lugar!
 
10. Não tema a felicidade. Muitas pessoas só não conseguem ser felizes por medo! Medo de procurarem alternativas, medo do desconhecido, medo de sair do seu território de segurança, mesmo que frágil e pouco entusiasmante. A felicidade assusta quem já se habituou à vitimização e a uma forma de vida negativa. Lutar contra esses velhos pensamentos, vai permitir-lhe encontrar uma nova dimensão para a sua personalidade e, naturalmente que um encontro com a capacidade de sorrir e de ser feliz!
 
Fátima Fernandes