Sociedade

Comemorações Nacionais do Dia Mundial do Assistente Social decorrem em Loulé

No dia 18 de Março, vai ser comemorado em todo o mundo o Dia do Assistente Social. Em Portugal, as comemorações oficiais desta data a nível nacional, irão realizar-se no concelho de Loulé.

 
A efeméride será assinalada com a realização da Conferência “Dia Mundial do Assistente Social – Crises Económicas e Sociais: Propostas do Serviço Social", que terá lugar na Sala da Assembleia Municipal, Edifício Eng.º Duarte Pacheco, com inicio pelas 9h30.
 
Esta celebração é promovida pela Associação de Profissionais de Serviço Social - Delegação do Algarve, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, da presidente da Federação Internacional de Assistentes Sociais, Cristina Martins, da presidente da Associação de Profissionais de Serviço Social, Fernanda Rodrigues, assim como de conceituados oradores que têm desenvolvido trabalhos de investigação e intervenção na área do Serviço Social. 
 
A International Federation of Social Workers propõe como desafio o debate e a reflexão, sob o mote das Crises Económicas e Sociais e aponta como soluções da intervenção social promover a igualdade e a equidade, capacitar as pessoas para uma vida sustentável, reforçar a participação, promover a criação de comunidades de entreajuda e respeitar a diversidade, interligando os cidadãos.
 
Programa da Conferência
 
Na sessão de abertura desta Conferência vão estar o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo (a confirmar), e Graça Rafael, presidente da direção da Associação de Profissionais de Serviço Social do Algarve.
 
O primeiro painel arranca pelas 10h00 e vai ser moderado por Sandra Vaz, chefe de divisão de Intervenção Social e Voluntariado da Autarquia de Loulé. Sandra Araújo, diretora executiva da REAPN, apresenta o tema “A pobreza no contexto nacional”, enquanto que Sónia Guadalupe, vice-presidente da Associação dos Profissionais de Serviço Social, Instituto Superior Miguel Torga, aborda a questão “Laços e das redes sociais na intervenção dos assistentes sociais”.
 
Já na parte da tarde, pelas 14h00, Graça Rafael, presidente da Associação dos Profissionais de Serviço Social do Algarve, vai moderar o segundo painel. “A bela e o monstro: reflexões sobre o Serviço Social em tempos de austeridade” é o tema apresentado por Inês Amaro, da Universidade Católica Portuguesa. 
Maria André Costa, responsável do Projeto RECRIA Programa Escolhas, Faro, irá falar sobre a sua experiência profissional neste projeto. Finalmente, Cristina Martins, presidente da Região Europa da FIAS, falará sobre “O papel da FIAS – Federação Internacional dos Assistentes Sociais no contexto Europeu”.
 
Após o debate, o vereador com o pelouro da Intervenção Social e Voluntariado da Câmara de Loulé, João Martins, e a coordenadora do sector da Ação Social da Cruz Vermelha Portuguesa da Delegação de Faro, Dina Dias, farão a sessão de encerramento.