siga-nos | seja fã
PUB
 

Com o S. Valentim à porta, saiba como melhorar a sua relação

Com o S. Valentim à porta, saiba como melhorar a sua relação
Imprimir Partilhar por email
10-02-2017 - 17:16
Manter um relacionamento é, talvez um dos maiores desafios que o ser humano enfrenta. Se é fácil conhecer alguém e iniciar uma relação, tudo se complica quando de tempo a dois se fala.
 
A inicial paixão dá lugar aos problemas do quotidiano, ao stress de uma vida profissional, ao nascimento dos filhos e a todas as suas exigências que nem sempre dão espaço ao alimento de uma relação.
 
Com o passar do tempo, uma de duas coisas acontece: ou a relação ganha mais solidez e estrutura ou simplesmente se perde entre o caos de uma vida sem espaço para conversar, para namorar e redefinir os objetivos que deram lugar a um relacionamento.
 
Na posição de muitos especialistas na matéria, um dos principais problemas das relações é que o passar do tempo e a falta de empenho de ambas as partes, permite esquecer o que se construiu em conjunto e o que se pretende continuar e melhorar. 
 
É muitas vezes a imaturidade com que se inicia uma relação a dois, que não permite que o casal defina um projeto de vida em conjunto. À medida em que a convivência diária ganha mais expressão, é mais fácil orientar a relação e o que se pretende construir tendo a ideia de família como pano de fundo.
 
Pensa-se no futuro como algo que se constrói diariamente e que dará os seus frutos, mas na prática, nem sempre se alimenta convenientemente aquilo que se considera precioso. É neste ponto que nem todas as relações resistem e dão lugar a inúmeras frustrações.
 
Os entendidos na matéria, recordam aquilo que já se sabe há muito tempo: os casais precisam de estar juntos, de não esperar pelas datas especiais para namorar, muito menos que lhes sejam impostos momentos específicos para partilhar aquilo que sentem ou pensam. Para que tal se consiga, o empenho tem de ser diário, pelo que compete a ambos, encontrar esse espaço e disponibilidade para conversar com o outro de forma sincera e honesta para que ambos encontrem esse “cantinho” de compreensão e afeto.
 
Os casais têm de conversar e não de se restringir a meras perguntas de circunstância que se fazem aos conhecidos!
 
O respeito deve estar sempre presente e, apesar de ser importante discutir, os casais devem estabelecer os seus próprios limites para que a conversa se torne possível e agradável. O tom não pode ser agressivo, muito menos ofensivo, sob pena de não ser interessante partilhar o que quer que seja.
 
Os sentimentos devem estar presentes diariamente. É essencial que ambos sintam que, apesar de tudo, é o amor que suporta a relação, que motiva a luta e orienta o projeto conjunto. É importante mostrar orgulho em si mesmo e na pessoa com quem se divide a vida, já que essa é a base de tudo. É na intimidade do lar que se manifestam os verdadeiros sentimentos, já que socialmente o impacto é só para os outros!
 
O amor precisa de reforços para que se alimente e cresça, pelo que é crucial assumir o que é bom na relação e não permitir que os problemas ultrapassem os seus limites. Este ponto é fundamental para quem quer manter um relacionamento estável e saudável, pois quando o negativo supera o positivo, rapidamente a ideia da separação começa a surgir.
 
Homens e mulheres, gostam de se sentir importantes para o outro, pelo que nunca é demais incentivar o cônjuge para que naturalmente ele devolva essa energia positiva.
 
Não nos podemos esquecer que, a forma como um pensa a relação, vai determinar a opinião e comportamento do outro. Se um dos parceiros investir mais num momento, seguramente que vai colher esses resultados positivos noutro.
 
O sucesso de uma relação, é partir de si para o outro e, ser capaz de fazer o inverso, pois é na compreensão, no reconhecimento dos sentimentos e fragilidades do outro, que estão também as suas próprias respostas.
 
Uma relação exige tempo para se construir, para se manter e regenerar. As crises ocorrem pela falta de atualização de comportamentos e ideias. Só a superação desses aspetos é que permitem ultrapassar em conjunto os momentos menos positivos.
 
Acreditam os especialistas que, o “querer é poder” e que, quando se deseja sinceramente manter uma relação, tudo se consegue superar com empenho e dedicação de ambas as partes.
 
Os relacionamentos terminam precisamente com essa falta de interesse em construir algo com o outro.
 
A vida sexual é também um pilar fundamental para o casamento. Há quem afirme que é a melhor solução para alimentar o amor, para aproximar os casais e que, “é a forma como os adultos brincam” e se sentem felizes.
 
Muitos casais entram em conflito pela falta de entendimento quando as coisas são muito simples: quem ama conversa abertamente sobre tudo, partilha a intimidade sem preconceitos e até é capaz de aceitar uma fantasia. Quem ama não precisa de inovar só porque as revistas o dizem. Fá-lo por desejo e é capaz de conversar acerca do assunto com a sua cara-metade!
 
Com a aproximação do Dia dos Namorados, pretendemos apenas recuperar que, o carinho existe onde há amor, e que os sentimentos se alimentam em função do que as pessoas produzem uma com a outra, seja no dia-a-dia, seja na forma como se resolvem os problemas em conjunto, seja no cuidado que se tem para com o outro nas mais variadas situações.
 
O amor é simples, mas reveste-se de complexidade quando se quer manter e preservar o sentimento como algo agradável e saudável. Para isso, existe a criatividade, o desejo e a vontade de querer manter essa chama acesa!
 
Algarve Primeiro
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Faça um teste à sua maturidade emocional



-

Descubra “o poder curativo” da praia



-

Ainda há sentimentos por explicar. Descubra-os!



-

Como encontrar o equilíbrio em 10 passos



-

Leve saúde para a praia: invista em lanches saudáveis!



PUB
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
MAR Shopping Algarve adia data de abertura por questões de "segurança"

MAR Shopping Algarve adia data de abertura por questões de "segurança"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Autárquicas:Coligação "Faro no Rumo Certo" apresentou programa eleitoral

Autárquicas:Coligação "Faro no Rumo Certo" apresentou programa eleitoral

ver mais
 
Mensagem de Pesar da ARS Algarve pelo falecimento do Dr. Larguito Claro

Mensagem de Pesar da ARS Algarve pelo falecimento do Dr. Larguito Claro

ver mais
 
MAR Shopping Algarve adia data de abertura por questões de "segurança"

MAR Shopping Algarve adia data de abertura por questões de "segurança"

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio