Sociedade

Com o «Guia Algarve» da RTA tenha "à mão" 200 eventos em junho

 
A edição de junho do «Guia Algarve», publicação mensal de eventos da Região de Turismo do Algarve (RTA), já está disponível para download com cerca de 200 propostas culturais, a maioria ao ar livre, para desfrutar o destino Algarve no seu todo.

 
O Festival MED, que este mês regressa a Loulé, é o principal destaque da capa, juntamente com a noite Black & White, na praia do Carvoeiro, e as marchas populares, que animam toda a região.
 
Mais de duas dezenas de eventos musicais convidam a sair de casa (ou do hotel) no mês que assinala a chegada do verão e o início da época alta do turismo balnear. 
 
É o caso do Festival MED, tem lugar no centro histórico de Loulé nos dias 29 e 30 de junho e 01 e 02 de julho. 
 
Uma das maiores personalidades da música popular brasileira, Elza Soares, promete um concerto único agendado para dia 14, no Teatro das Figuras, em Faro. E no dia 3, no Centro Cultural de Lagos, sobe ao palco um dos mais populares grupos argentinos de tango, La Porteña Tango Trio & Eugenia Giordano, que apresentam o espetáculo «Danzarin», que fusiona o tango cénico com o tango de salão. 
 
Dulce Pontes (Albufeira, dia 10), Marco Paulo (Olhão, 16), The Gift (São Brás de Alportel, 01), Lena d’Água (São Bartolomeu de Messines, 03) e Luís Represas (Casino de Vilamoura, 09 e 10) também passam pela região em junho.
 
Carvoeiro Noite Black & White é a primeira grande festa temática de verão no Algarve, no dia 17. Praia, ruas e praças do centro de Carvoeiro, em Lagoa, são invadidas por músicos, DJs, performers, artistas de rua e milhares de pessoas. O branco e o preto são cores obrigatórias e a animação vai ser uma constante pela noite fora.
 
Num registo diferente, mas a condizer com a época festiva, saem à rua Marchas Populares em honra de Santo António, São Pedro e São João. Os desfiles de Quarteira são dos mais conhecidos na região, mas Portimão (diversas localidades), Olhos d’Água (Albufeira), Martim Longo (Alcoutim), São Bartolomeu de Messines (Silves), Faro e Tavira são locais alternativos para celebrar os santos populares no Algarve.
 
Além da música, há sugestões de teatro, exposições, dança, desporto, festas e festivais, feiras e mercados (incluindo os de velharias), com destaque para a Feira de Artesanato e Etnografia de Alcoutim, que vai ter lugar na praia fluvial no fim de semana de 10 e 11. Há ainda muita informação útil nas 32 páginas do «Guia Algarve» de junho, uma edição bilingue (português e inglês) com tiragem de 70 mil exemplares. 
 
A publicação é distribuída gratuitamente nos postos de turismo, no Aeroporto de Faro, nos hotéis, agências de viagens, rent-a-car e campos de golfe da região e pode ser descarregada aqui.
 
Algarve Primeiro