siga-nos | seja fã
PUB
 

Cidália Moreira

Cidália Moreira
Imprimir Partilhar por email
27-10-2013 - 10:29
Natural de Olhão e nascida em 1944, a actriz e fadista tem levado o nome da cidade que a viu nascer além fronteiras, ou não se tratasse de um enorme talento.
 
 
Também conhecida carinhosamente pela “fadista cigana”, Cidália Moreira assumiu desde a tenra idade a sua vocação, mas também grandiosa paixão pela música, o que a ajudou a dar o mote para uma vida de sucessos. 
 
Dizem os da sua geração que, Cidália Moreira já cantava nos bailes do Lagoão, próximo de Moncarapacho e no interior da cidade de Olhão e que, já na altura, encantava multidões que não arredavam pé para a ouvir cantar. 
 
Com uma simplicidade notável e um estilo muito próprio, Cidália Moreira também se destacou na dança, sendo que nas festas de escola já marcava a sua presença e talento. 
 
Com apenas 7 anos de idade tornou-se vocalista de um conjunto de animação de bailes, no qual se manteve até ao 14 anos. A sua família, ligada intimamente ao flamengo, nunca lhe negou o fado, e era nas patuscadas que o pai, primo direito de Casimiro Ramos, a levava, onde cantava para mais público. 
 
Uma outra data marcante na vida de Cidália Moreira é o episódio de 1973 em que a agitação da época motivou a deslocação da família para Lisboa, sendo que o seu talento passou a ser apreciado no restaurante Viela, na Rua das Taipas, onde se estreou profissionalmente. Integrou o elenco da casa dessa época, que contava com Beatriz Ferreira, Beatriz da Conceição e Berta Cardoso. 
 
Cidália Moreira destacava-se pelo seu estilo muito peculiar e, sobretudo pela garra, envolvimento a cantar, e também pela dramatização e expressividade únicas. 
 
A sua fisionomia marcadamente morena e os cabelos muito compridos fez com que rapidamente a apelidassem de "A Cigana do Fado". 
 
Na mesma década, mas em 1979, Cidália partiu numa digressão pela Alemanha, onde, num castelo romântico nos arredores de Hamburgo, obteve um enorme êxito com a sua interpretação, o que ainda hoje é um marco importante na sua carreira enquanto artista. 
 
Relativamente à divulgação da sua música, gravou os tradicionais LP´S 
 
Cidália Moreira começou um período de franca ascensão no seu percurso artístico quando recebeu vários convites de instituições estrangeiras, em digressões que a levaram a França, Espanha, África do Sul, EUA e Canadá. Teve também êxito no Brasil, onde permaneceu durante quatro anos. 
 
Foi posteriormente convidada para representar no teatro de revista, destacando-se em trabalhos como Cá Vamos Cantando e Rindo, Ora Bolas P´ró Pagode e Força, Força Camarada Zé. No teatro ABC cantou, numa dessas revistas, um dos seus maiores êxitos Lisboa meu amor, que nunca chegou a ser gravado em disco. 
 
Fado errado também foi um dos seus grandes êxitos. Em 2005, a sua carreira foi marcada pela Odisseia no Parque que foi a sua última revista no Teatro Maria Vitória. 
 
Com passagem também pela televisão, Cidália Moreira integrou o elenco da novela da SIC, Beijo à Chuva. 
 
Com uma voz inconfundível e uma forma de estar que muito tem inspirado também os novos talentos, Cidália Moreira é um exemplo de uma olhanense que transporta na alma e no sorriso o talento e a juventude dos grandes nomes do fado português. 
 
(Actualização:16.09.11)
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Manuela Sabino



-

Patrícia Amado



-

Celeste Martins (Moncarapacho)



-

Mário Centeno



-

António João Eusébio (Moncarapacho)



PUB
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
MAR Shopping Algarve adia data de abertura por questões de "segurança"

MAR Shopping Algarve adia data de abertura por questões de "segurança"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Autárquicas:Coligação "Faro no Rumo Certo" apresentou programa eleitoral

Autárquicas:Coligação "Faro no Rumo Certo" apresentou programa eleitoral

ver mais
 
Mensagem de Pesar da ARS Algarve pelo falecimento do Dr. Larguito Claro

Mensagem de Pesar da ARS Algarve pelo falecimento do Dr. Larguito Claro

ver mais
 
MAR Shopping Algarve adia data de abertura por questões de "segurança"

MAR Shopping Algarve adia data de abertura por questões de "segurança"

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio