Sociedade

Chuva poderá “arrefecer” tempo no Algarve

 
O fim de semana foi quente e muito ventoso no Algarve. Os termómetros chegaram muito acima dos 35ºC em alguns locais da região, mas a semana começa com uma descida das temperaturas e previsão de chuva.

 
A máxima para o distrito de Faro não deverá chegar aos 30ºC numa semana de verão e após um fim de semana muito quente.
 
De acordo com o IPMA, a previsão do estado do tempo em Portugal continental para esta semana e até dia 30 (sexta-feira) será de ocorrência de precipitação, sendo as regiões do Norte e Centro as mais afetadas. O Sul também não deverá escapar à chuva, ainda que, com menor frequência.
 
No que diz respeito às temperaturas,  estas vão descer ligeiramente durante a semana, sendo que, até quinta-feira, os termómetros se deverão manter abaixo dos 30ºC.
 
O IPMA prevê para esta segunda-feira para o Sul, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no Alentejo e no litoral oeste do Algarve até meio da manhã, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuviscos até final da manhã no litoral oeste.
 
A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde e uma pequena descida de temperatura.
 
Os termómetros vão rondar entre os 17 e os 29 graus.
 
Os concelhos de São Brás de Alportel, Tavira e Castro Marim, no distrito de Faro, apresentam esta segunda-feira risco ‘máximo’ de incêndio’, segundo o IPMA.
 
O Instituto colocou também em risco ‘muito elevado’ de incêndio os concelhos de Monchique, Silves, Loulé e Alcoutim.
 
Com os alertas face ao risco de incêndio, renovam-se as medidas de segurança que permitem prevenir os incêndios. É proibido fumar ou foguear nos espaços florestais e adotar comportamentos de risco em locais vulneráveis à ocorrência de fogos.