Sociedade

Cavaco Silva reafirma "orgulho das suas raízes de algarvio e de Louletano"

 
 
 
 
 
 
O antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e o antigo Ministro e ex-presidente do Tribunal de Contas, Guilherme d’Oliveira Martins, estiveram hoje em Loulé, para um agradecimento público por parte do Município pela oferta dos seus acervos pessoais à edilidade.

 
A cerimónia decorreu num primeiro momento no Salão Nobre do Paços do Concelho, seguindo-se depois uma visita à Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen.
 
Recorde-se que estes dois louletanos, que desempenharam altos cargos na Nação, tomaram a iniciativa de oferecer ao Município os seus livros que irão enriquecer o fundo documental da Biblioteca Municipal.
 
Durante a cerimónia onde esteve presente o Presidente da Assembleia Municipal de Loulé, Adriano Pimpão e o ex-autarca Seruca Emídio, foi enaltecida a generosidade de Guilherme d’Oliveira Martins e Aníbal Cavaco Silva. 
 
Nas palavras do autarca Louletano, Vítor Aleixo, "não é todos os dias que um Município se pode orgulhar de ter o espólio de duas figuras tão importantes da história contemporânea do país".
 
O edil não esqueceu o nome de Lídia Jorge, neste ato comemorativo, "outra louletana que tem elevado o nome de Loulé".
 
Vítor Aleixo teve o cuidado de explicar aos presentes que a iniciativa de doar parte do espólio de Aníbal Cavaco Silva à Biblioteca Municipal de Loulé, partiu de um contacto de Seruca Emídio, tendo de imediato acedido à referida oferta. 
 
Guilherme d’Oliveira Martins, no seu discurso, afirmou-se como um verdadeiro Louletano, dado que as suas raízes são deste concelho, (mãe e avós) elogiando todo o percurso de vida de Aníbal Cavaco Silva, numa relação entre ambos "sem sombras", agradecendo ainda a homenagem que recebeu no mandato de Seruca Emídio.
 
Já o ex-presidente da República agradeceu ao Município, a Vítor Aleixo, a Seruca Emídio, e a Guilherme d’Oliveira Martins, admitindo ter "orgulho de ser algarvio e louletano".
 
Cavaco Silva recordou alguns momentos marcantes da sua infância, "os mais marcantes enquanto louletano" que ainda hoje a sua memória não esquece, nomeadamente a primeira vez que foi ao fotógrafo com a sua mãe a Loulé com 5 anos, o momento de enfeitar o carro em Boliqueime, para participar na Batalha das Flores aos 7 anos, o exame da quarta classe aos 10 anos, ou já na adolescência, quando foi com o seu pai ao alfaiate também em Loulé, para provar o seu primeiro fato. 
 
Cavaco Silva confidenciou que foi no final do segundo mandato enquanto Presidente da República, que decidiu doar a Loulé perto de 5 mil livros seus que se encontravam nos Serviços de Arquivos da Presidência da República, e que como o próprio disse, "ocuparam a minha vida política, académica e pessoal".
 
No final expressou "o orgulho das suas raízes algarvias, que estão no concelho de Loulé".
 
Rita Moreira, Chefe de Divisão de Cultura, Biblioteca e Arquivos da Câmara de Loulé, adiantou ao Algarve Primeiro, que a totalidade das obras doadas pelas duas personalidades (cerca de 9500), uma parte ficará em depósito, outra disponível para consulta,"isto porque há obras na Biblioteca com documentação idêntica, ou pela raridade (primeiras edições ou esgotados há muito tempo), mas todas elas acessíveis ao público". 
 
Para tal basta aceder à lista completa, on-line em Biblioteca Municipal de Loulé e pesquisar no catálogo, são obras que vão da literatura à economia, de livros infantis à poesia, muito livros em língua estrangeira passando pela arte.
 
A partir de agora já poderão ser consultados mais de 3 mil exemplares, a seu tempo e depois de catalogadas, as restantes obras ficarão ao dispor do público, para memória futura.
 
Algarve Primeiro