Sociedade

CASTRO MARIM:Francisco Amaral começa novo mandato a defender "consensos para lutas que valem a pena"

Francisco Amaral - Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim
Francisco Amaral - Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim  
José Luís Domingos - Presidente da Assembleia Municipal
José Luís Domingos - Presidente da Assembleia Municipal  
Vereação
Vereação  
 
A cerimónia de instalação dos órgãos municipais eleitos em Castro Marim, no passado dia 1 de outubro, decorreu hoje de manhã no auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim.

 
Na sessão tomaram posse os novos órgãos autárquicos que irão representar o município de Castro Marim durante os próximos quatro anos, Câmara Municipal e Assembleia Municipal. 
 
Deu-se início a um novo mandato, de Francisco Amaral, como presidente da Câmara Municipal de Castro Marim.
 
Para a Câmara Municipal foram eleitos 5 vereadores, dois representantes da Coligação Castro Marim + Humano - PSD/CDS-PP (Francisco Amaral e Filomena Sintra) dois representantes do PS (Célia Brito e Mário Valente Dias) e um representante do movimento independente “Castro Marim Primeiro” (José Estevens).
 
Foi também reeleito José Luís Domingos como presidente da Assembleia Municipal com 10 votos contra 9 de Luís Gomes candidato à Assembleia Municipal pela Coligação Castro Marim + Humano. 
 
Refira-se que em Castro Marim a Assembleia Municipal é constituída por 9 elementos da coligação “Castro Marim + Humano” (PSD/CDS-PP), 7 elementos do PS e 3 elementos do movimento independente “Castro Marim Primeiro”.
 
No ato da tomada de posse o Presidente da Assembleia Municipal (PS) discursou sobre os próximos 4 anos, da vida autárquica do concelho.
 
José Luís Domingos, recordou os nomes de todos os Presidentes de Câmara de Castro Marim desde o 25 de Abril, frisando que neste "novo cíclo é necessário servir o concelho, respeitando as diferenças".
 
O Presidente da Assembleia Municipal, disse que desta vez o eleitorado "não proporcionou maioria absoluta, mas sim uma outra solução, que requer trabalho, esforço e dedicação à causa pública".
 
Prometeu "cumprir e fazer cumprir a lei, para um concelho mais justo e solidário, mais participativo", defendendo ainda "opções claras para procurar consensos que possam beneficiar os castromarinenses".
 
Já Francisco Amaral, no arranque de um novo mandato voltou um pouco atrás, lembrando "os tempos difíceis" com que se deparou quando chegou à autarquia de Castro Marim, dando como exemplos a crise que assolava o país, o desemprego, dificuldades financeiras e leis mais restritivas e impossibilidade de contratar novos funcionários.
 
Com este novo mandato Francisco Amaral fala de mais "desafogo social e económico que irá permitir à autarquia e aos empresários um desenvolvimento mais equilibrado".
 
O Autarca elencou algumas obras que marcaram o último mandato como a estrada de acesso à Praia Verde, estrada dos Fortes, a requalificação dos Mercados de Altura e Castro Marim, a Casa do Sal, o ninho de empresas, o cais de Castro Marim, colocação de água domiciliária potável em várias povoações, pavimentação de ruas e estradas "em péssimo estado" e apoio social às famílias mais necessitadas".
 
No último ano do mandato que terminou, Francisco Amaral falou de algumas obras e novos projetos em que foi possível lançar como pavimentações e requalificações de ruas, a obra de Paco de Lucía "que queremos que seja uma homenagem e um espaço muito visitado".
 
Há ainda outras obras que o autarca se compremeteu, nomeadamente "as condutas que vão levar água, da Águas do Algarve à maioria das povoações, é um desafio deste mandato colocar água em todas as casas do concelho, o arranque das ciclovias com fundos assegurados, que pretendem ligar Castro Marim a Vila Real de St. António e Castro Marim ao cruzamento da Praia Verde".
 
Ainda a requalificação da envolvente da Casa do Sal, a zona balnear de Odeleite está a avançar para obra com a garantia de financiamento, a requlificação da frente de mar com passadiço e novos apoios de praia, novos projetos de autocaravanismo para Castro Marim e para Altura, são projetos hoje referenciados pelo autarca.
 
Na economia Francisco Amaral define que o desenvolvimento sustentável do concelho, será uma preocupação de todos com o aproveitamento dos produtos endógenos, como o sol a praia a gastronomia a segurança a paz a hotelaria o sal o sapal de Castro Marim, a história e a cultura, o património ou a serra "e acima de tudo a simplicidade das nossas gentes".
 
Nesta área, foi focado o papel da autarquia como parceira relativamente ao empreendedorismo e investimento, como forma de receber projetos que gerem mais riqueza e emprego.
 
As coletividades, associações e clubes são para Franciso Amaral, "parceiros" da edilidade, já que são responsáveis por um programa ativo "quer no desporto, cultura, animação, quer na formação do jovens".
 
Passados os anos mais críticos, foi também anunciada a contratação de novos colaborados para a autarquia e novos equipamentos para ajudar com "mais eficácia" a recolha dos resíduos sólidos e limpezas das ruas.
 
A descentralização de competências para as juntas de freguesia é outra promessa do autarca, as escolas e os serviços de saúde, "irão contar com a máxima atenção do município", assim como a abertura da extensão de Saúde de Odeleite a manutenção da Unidade Móvel de Saúde e os programas de Combate ao Tabagismo e contra a Obesidade, são prioridades do Município.
 
Face aos resultados eleitorais o edil apelou para "dar-mos as mãos e lutar por Castro Marim, mais desenvolvido, equilibrado e sustentável, com mais qualidade de vida, pelo que é importante procurar entendimentos e consensos".
 
Francisco Amaral diz não estar disponível para "guerras que não levam a lado nenhum, mas sim a lutas que valem a pena, dando como exemplo a requalificação da EN125, uma estrada que pelo seu estado devia envergonhar qualquer Governo da últimas duas décadas", concluiu.