Desporto

Canoagem:Atletas algarvios conquistam três títulos de Campeões Nacionais

 
O Kayak Clube Castores do Arade (Lagoa) com três títulos de campeões nacionais, dois de vice-campeões e uma medalha de bronze protagonizaram os resultados de maior destaque, no último fim-de-semana, no Campeonato Nacional de Velocidade de Canoagem.

 
A prova que se realizou dos dias 26 e 27 de Julho, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho atingiu uma tal dimensão que a Federação Portuguesa de Canoagem optou por dividir a competição por dois fins-de-semana, sendo que esta fase foi para os atletas dos escalões juniores, seniores e veteranos.
 
Diogo Lopes confirmou que actualmente é o canoísta mais rápido em 200 metros. O jovem de apenas 19 anos e no seu primeiro ano no escalão sénior bateu a concorrência no K1 200 metros com 38,320 segundos, deixando Hugo Rocha do C.N. Marecos a 0,468 segundos e Diogo Quintas da A.N. Torreira a 1,128 segundos. 
 
Esta final contou com a presença de 2 atletas do Kayak Clube Castores do Arade. O experiente Diogo Fazenda terminou num meritório 6º lugar com 40,460 segundos.
 
No K2 200 metros, Diogo Lopes e Diogo Fazenda, foram os mais rápidos garantindo mais um título Nacional com 35,868 segundos. Bruno Vieira e Hugo Tocha do C.N. Marecos terminaram em 2º lugar e Jorge Castro e José Vieira do Náutico de Ponte de Lima foram terceiros. Esta dupla do Kayak Clube Castores do Arade, garantiu também presença na final A da distância de 1000 metros onde terminou em 5º lugar. 
 
 
Belén Acuña no escalão veteranos B femininos foi Campeã Nacional em K1 vencendo confortavelmente na distância de 500 metros com 5,260 segundos de vantagem sobre a 2ª classificada, Maria Oliveira do CRP Arnelas, sendo 3ª Carla Rosa do C.N. Milfontes. 
 
A jovem Beatriz Reis, de apenas 16 anos, e ainda do escalão cadete optou por competir no escalão juniores e alcançou dois títulos de vice-campeã Nacional em K1 200 metros e K1 500 metros. Em ambas as provas a Beatriz apenas foi batida pela colega de Selecção Nacional, Márcia Aldeias do C.N. Marecos, que este ano já foi finalista no Campeonato da Europa de Juniores e venceu a final B no Campeonato do Mundo de Juniores.
 
A dupla Tiago Justino e Miguel Ferreira alcançou a medalha de bronze no K2 200 metros juniores com 38,956 segundos, prova que teve como vencedores a equipa do Náutico de Crestuma com 36,956 segundos e em 2º lugar a equipa do Náutico de Ponte de Lima Hugo Figueiras e Marco Santos.
 
Ana Bebiano, no sempre competitivo escalão sénior feminino, garantiu a presença nas duas finais A. Em K1 500 metros terminou na 4ª posição e em K1 200 foi 5ª classificada. Francisca Laia do C.D. “Os Patos” confirmou o excelente momento de forma e garantiu a vitória nas duas distância ficando Inês Esteves no Náutico de Milfontes em 2º lugar em ambas. O 3º lugar foi para Joana Sousa do Náutico de Crestuma em K1 500 metros e Marta Pinto do Náutico de Ponte de Lima, no K1 200 metros.
 
Os veteranos Nuno e Orlando Silva conseguiram o apuramento para a final A de K2 1000 metros Vet- A e alcançaram o 5º lugar e Tiago Justino apurou-se para a final B K1 200 metros terminando na 4ª posição.
 
Ainda pelos Castores participou o júnior Ruben Duarte em K1 200 metros não logrando o apuramento para as semifinais. 
 
A atleta do KCCA, Maria Cabrita, que este ano foi medalha de bronze no Campeonato da Europa de Sub-23 e finalista no Campeonato do Mundo viu-se impossibilitada de competir, por decisão da equipa técnica nacional, devido à proximidade do Campeonato do Mundo de Velocidade Absolutos [ 6 a 10 de Agosto em Moscovo, Rússia] onde vai competir no K4 absoluto feminino.  
 
A classificação colectiva só será apurada após o próximo fim-de-semana aquando do Nacional para os escalões iniciados, infantis e cadetes onde o KCCA, mais uma vez, marca presença no Centro de Alto Rendimento de Montemor o Velho, com a sua equipa mais jovem.