Política

Candidatos do Livre Algarve defendem mais qualidade de vida para os 100 habitantes dos Hangares

 
Os candidatos do partido Livre pelo círculo eleitoral de Faro, efetuaram uma visita à povoação dos Hangares, um dos três núcleos populacionais da ilha da Culatra na Ria Formosa.

Segundo nota do partido, "sem acesso ao abastecimento de água potável ou eletricidade", os cerca de 100 habitantes dos Hangares reclamam direitos iguais aos dos seus vizinhos da Culatra e do Farol.
 
Estes três núcleos estão situados na ilha da Culatra, uma das ilhas-barreira do Parque Natural da Ria Formosa. "Mas, ao contrário dos restantes, os Hangares não vêm legalmente reconhecida a sua existência, pelo que os seus habitantes vivem nume espécie de terra de ninguém. Não podem fazer obras ou reparações nas casas. Não têm acesso ao transporte regular de barco que liga os restantes núcleos a Olhão. As ações mais banais do dia-a-dia assumem contornos de extrema dificuldade, e situações de urgência como chamar socorro médico obrigam a um desmultiplicar de contactos", assinala o Livre.
 
O presidente da Associação de Moradores dos Hangares, José Lezinho, guiou a visita do Livre Algarve e mostrou como a população contorna as dificuldades. Conforme descreve o partido, a energia para as habitações é obtida através da colocação de painéis solares, uma solução que limita o número de eletrodomésticos a utilizar. As deslocações para terra têm de ser feitas em barco próprio, pois a carreira não pode parar na povoação. José Lezinho referiu que, se a intenção seria levar os habitantes a abandonar os Hangares por cansaço, o efeito é o inverso. Existe um sentimento de pertença, as famílias aí residem há várias gerações, e pedem apenas que as casas sejam legalizadas como aconteceu nos núcleos da Culatra e do Farol. A situação está dependente de decisão da tutela do Ambiente, "vários protestos já foram feitos, mas continua sem resolução à vista".
 
A povoação dos Hangares deve o nome ao facto de aí ter sido criado, durante a I Guerra Mundial, um centro de aviação marítima, permitindo que os hidroaviões detetassem submarinos alemães que passassem junto à costa algarvia. Dessas memórias resta hoje uma zona militar vedada, e um monumento que evoca esse passado.
 
O Livre, aventou a possibilidade de transformar este núcleo numa aldeia sustentável à semelhança da Culatra, defendendo que, para isso, deve ser garantido um equilíbrio entre as atividades económicas existentes, piscatórias e de turismo (ecoturismo sustentável), a qualidade de vida dos habitantes e a proteção da natureza. Deve ainda ser previsto uma rede de transportes sustentável, que assegure a mobilidade da população.
 
Sobre a questão da habitação, o partido considera "ser um bem essencial a uma vida digna", entendendo que é "inquestionável" a regularização das habitações, garantindo o direito da população às suas casas e a formalização deste núcleo como um aglomerado residencial.