Desporto

Campeonato Europeu de Futevólei em Albufeira

 
Depois da estreia em 2016 na cidade de Schwabisch Gmund, na Alemanha, a EFVL – European Footvolley League decidiu atribuir a organização da 2ª edição da prova europeia a Albufeira.

 
Assim de 22 a 25 de junho, a Praia dos Pescadores vai acolher as seleções nacionais em representação de países como Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suíça, onde se incluem os campeões europeus em título, Dume Susini/Anghjulu Plasenzotti (França) e vice-campeões europeus, Nelson Pereira/Miguel Pinheiro (Portugal).
 
Para o dia 22 de Junho está agendada uma prova de qualificação com 6 equipas em representação de 6 países, nomeadamente Alemanha, Áustria, Espanha, França, Holanda e Portugal, que lutam por um lugar no quadro principal, num total de 11 jogos decisivos. 
 
O dia 23 de junho será preenchido com a Fase de Grupos, que decorre entre as 10h00 e as 19h00, num total de 24 jogos. No sábado, 24 de junho, o dia
começa com os Oitavos de Final, a partir das 9h00, com as 16 equipas a medirem forças para o apuramento para os Quartos-de-Final. 
 
A partir das 15h00 já só com 8 equipas/seleções em prova discutem-se 4 vagas para as Meias-Finais. No derradeiro e decisivo dia da prova, 25 de junho, a partir das 14h00 terão lugar as Meias-Finais, seguindo-se o jogo de atribuição dos terceiros e quartos lugares e o momento mais aguardado com a grande Final de 2017, às 17h00, e a entrega do título de campeão europeu.
 
O Campeonato conta com transmissão em LiveStreaming para todo o mundo nos dias 24 e 25 junho, ficando a transmissão em direto das Meias-Finais e Final a cargo do canal desportivo nacional A Bola TV (25 junho).
 
Sob a organização da Federação Nacional de Futevólei e da European Footvolley League, a iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira. 
 
“Albufeira é, desde há muito, considerada não só a Capital do Turismo, mas também um dos principais centros de prática da modalidade no país”, destaca o presidente Carlos Silva e Sousa, acrescentando que “o futevólei tem sido um desporto muito acarinhado pelo concelho, pelo que estamos bastante orgulhoso em receber este acontecimento que reúne os mais espetaculares atletas da modalidade, estrelas do mundo desportivo e uma cobertura mediática Internacional”.
 
Algarve Primeiro