Política

Campanha "Autarquias Livres de Petróleo e Gás" dá a conhecer as posições das diferentes candidaturas às eleições autárquicas

 
Em conjunto com outras associações e movimentos, a PALP - Plataforma Algarve Livre de Petróleo subscreveu a Campanha "Autarquias Livres de Petróleo e Gás", cujo objectivo é informar os eleitores nas zonas afetadas sobre as posições das diferentes candidaturas às eleições autárquicas relativamente à prospecção e à exploração de petróleo e gás em Portugal. 

 
A Campanha já contactou a maioria das candidaturas dos 58 municípios do litoral e do interior diretamente afetados pelas concessões para prospeção, sondagem, desenvolvimento e produção de petróleo e gás, em mar e em terra, pedindo uma tomada de posição por parte dos candidatos cabeças de lista às Câmaras Municipais, segundo explica a PALP em comunicado.
 
As candidaturas do Algarve cujos contactos se encontram disponíveis para consulta também foram contactadas. 
 
Dado o período eleitoral ser um tempo de grande azáfama, a PALP confirma que até agora foram recebidas aproximadamente duas dezenas de tomadas de posição de candidatos contra a prospeção e exploração de petróleo e gás.
 
Cada resposta foi registada no site da campanha, que pode ser consultado aqui.
 
Esta Campanha visa essencialmente ajudar os eleitores a votarem de forma mais informada, mas também colocar esta problemática no foco dos debates relativos às eleições autárquicas nos concelhos afetados pelas concessões.
 
No próximo sábado, dia 23 de Setembro, às 16h00, no Hostel Allmar em Sines, os promotores desta Campanha apresentarão publicamente o mapa com as posições conseguidas e convidam todos os cidadãos a estarem presentes nesta iniciativa.