Sociedade

Câmara e Assembleia Municipal de Alcoutim tomaram posse no Espaço Guadiana

 
 
Decorreu no dia 16 de Outubro, a instalação e tomada de posse dos novos órgãos autárquicos eleitos a 1 de Outubro.

 
A cerimónia que teve lugar no Espaço Guadiana, começou com a tomada de posse dos membros eleitos para a Assembleia Municipal, a que se juntaram os primeiros eleitos de cada assembleia de freguesia o mandato 2017-2021.
 
Depois foi dada posse ao novo executivo camarário presidido por Osvaldo dos Santos Gonçalves, e que conta com os vereadores Paulo Paulino (Vice-presidente), José Galrito e Luís Conceição eleitos pelo Partido Socialista e Jorge Inácio pela Coligação “Renovar Alcoutim”, que não compareceu.
 
Foram então colocadas a votação duas listas candidatas à Mesa da Assembleia, da qual foi eleito como presidente da Assembleia Municipal José António T. Pinheiro Moreira, como 1º secretário António da Costa Amorim e como 2ª secretária Isabel Martins Domingos Campos.
 
O Presidente da Câmara, Osvaldo Gonçalves, referiu que “No concelho com a menor percentagem de abstenção do Algarve, conquistámos a maior vitória eleitoral de sempre, em regime democrático!”. Defendendo que nos próximos anos irá “continuar a trilhar o caminho que iniciámos, em 2013, e que tem a sua continuidade legitimada, um caminho consciente das dificuldades que enfrentamos, mas sobretudo um caminho focado na valorização e promoção daquelas que são as nossas potencialidades enquanto território, e que com toda a certeza são a base do nosso desenvolvimento, assente numa única prioridade – as pessoas", alertando que “as medidas implementadas pelo poder local necessitam de enquadramento e complementariedade a nível regional e nacional. Sendo fulcral que tenhamos a capacidade e o pragmatismo necessários para concretizar uma estratégia de desenvolvimento, capaz de criar novas centralidades, e através da concretização de projetos, verdadeiramente, estruturantes, colocar o interior no caminho do crescimento e do desenvolvimento.”
 
Osvaldo Gonçalves aproveitou ainda para destacar algumas prioridades para o novo mandado “apostar numa estratégia de desenvolvimento orientada para a promoção da melhoria das condições de vida dos Alcoutenejos, assegurando, simultaneamente, uma gestão responsável, rigorosa e transparente de forma a mantermos a boa saúde financeira do município”. 
 
Defendeu também a aposta na ação social, na saúde, educação, habitação, promoção do emprego, acessibilidades, saneamento básico e abastecimento de água, cultura e turismo com melhores condições de vida para todos.
 
O edil finalizou desejando, aos autarcas eleitos, "votos de um trabalho profícuo em prol do nosso concelho. Com o vosso apoio, dos nossos colaboradores, parceiros institucionais, entidades públicas e privadas, iremos construir um Município mais próspero, e onde cada cidadão, tenha oportunidade de viver com condições plenas de vida e cidadania.”