A Câmara de Faro foi distinguida pelo quarto ano consecutivo como ”autarquia familiarmente responsável” pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e irá receber a “Bandeira Verde com Palma” no próximo dia 19 de Novembro às 17h00 na Associação Nacional de Municípios, em Coimbra.
Uma das medidas tomadas pela Câmara de Faro que lhe deu acesso ao prémio foi a tarifa familiar de água, que tem em consideração o número de pessoas por agregado familiar, não penalizando as famílias mais alargadas.
A Câmara de Faro foi uma das 102 autarquias a responder ao inquérito realizado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis a nível nacional, onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de atuação como o apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários em matéria de conciliação entre trabalho e Família.
Estarão presentes no evento, para a entrega do galardão, o secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, o secretário-geral da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Rui Solheiro, o Presidente da Associação Portuguesa das famílias Numerosas, Luís Cabral e a representante da OAFR, Margarida Neto.