Sociedade

Caloiros de Biologia Marinha e Biologia da Ualg passam tarde a limpar a Ria Formosa

 
Com vista a comemorar o dia 16 de Setembro, Dia Internacional das Limpezas de Praia, os caloiros de Biologia Marinha e Biologia da Universidade do Algarve passaram uma tarde, a limpar a Ria Formosa (na zona do Ludo perto da Praia de Faro); uma actividade inserida na praxe académica.

 
A ação foi organizada pela Straw Patrol em colaboração com os alunos do 3º ano, responsáveis por acolher os alunos recém-chegados.
 
Durante cerca de uma hora, aproveitando a maré baixa, os cerca de 40 alunos percorreram 350 metros, recolhendo diversos tipos de lixo. 
 
Nomeadamente foram recolhidas várias cordas e várias embalagens de sal (usadas para apanhar lingueirão). Tendo a limpeza decorrido numa zona escolhida por muitos para correr ou passear, tendo sido recolhidas garrafas de água e tampas. 
 
Não faltaram, no entanto, palhinhas, ténis de corrida, muitas beatas de cigarro, madeiras, revelou ainda a Straw Patrol.
 
Feitas as contas, os alunos conseguiram evitar que 114 kg de lixo entrassem nos oceanos e colocassem em risco a vida de organismos marinhos e a saúde e segurança humanas. 
 
Numa altura em que a praxe académica é amplamente discutida, estes alunos mostraram que é possível aliar a atividade de praxe à protecção dos ecossistemas marinhos. 
 
Refira-se que Straw Patrol, partiu de um grupo de biólogos marinhos que decidiu fazer alguma coisa para travar o problema dos plásticos nos oceanos e na vida marinha.
 
O Straw Patrol arrancou em 2016, nas praias e escolas do Algarve.