Política

BE questiona Governo sobre gastos do CHA com entidades convencionadas

 
O Bloco de Esquerda dirigiu um conjunto de perguntas ao Governo relacionadas com o recurso do Centro Hospitalar do Algarve (CHA) a entidades convencionadas nos anos de 2013 a 2015.

 
Os deputados bloquistas João Vasconcelos e Moisés Ferreira querem saber quais os montantes gastos, quais as áreas em que mais de recorreu a entidades convencionadas para realizar meios complementares de diagnóstico e terapêutica, e quais as os motivos que levam a estes recursos.
 
Os parlamentares do Bloco consideram que os custos na área da saúde, e falta de investimento, e a obsolescência do equipamento hospitalar têm retirado capacidade de resposta por parte do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a qual leva ao aumento dos tempos de espera, obrigando as unidades hospitalares a recorrer a entidades privadas.
 
Situação que resulta numa transferência de verbas do Orçamento de Estado para os privados, não sendo esta uma política sustentável economicamente, e muito menos uma política que sirva o interesse público, consideram os parlamentares.
 
Neste quadro, o parlamentares do BE querem saber de "forma rigorosa", esta realidade nos hospitais do SNS, sendo necessário conhecer o montante gasto nos anos de 2013, 2014, e 2015, pelo CHA com o recurso a entidades privadas, em que áreas, sobretudo no que respeita à realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, e quais as razões que levam o centro hospitalar a optar pelo recurso a estas entidades.
 
Os deputados do Bloco querem também saber se os equipamentos existentes no CHA são suficientes e qual o investimento necessário para aumentar e melhorar a capacidade de resposta do CHA.
 
Algarve Primeiro