Política

Autárquicas:António Pina apresentou programa eleitoral com base no slogan "Olhão já tem um caminho"

 
 
 
Foram mais de mil, os apoiantes que marcaram presença esta quinta-feira à noite, no jantar-comício de decorreu no Jardim Pescador Olhanense, a propósito da apresentação do programa eleitoral da candidatura liderada por António Miguel Pina às próximas eleições autárquicas de 1 de outubro.

 
O candidato do PS, fez alusão à "difícil condição financeira por que a autarquia passou, onde foi feito um esforço para reduzir o passivo e o pagamento do PAEL, sem nunca deixar de lado os apoios sociais a educação o desporto e as associações ou coletividades".
 
O líder da candidatura do PS Olhão, realçou que nos últimos 4 anos "foi recuperado o orgulho olhanense", lembrando que no passado "quem vinha de fora, via Olhão como uma terra que cheirava mal, uma cidade industrial, pobre, apesar de nunca se ter perdido a alma olhanense, que queremos ajudar a preservar, porque o concelho cresceu mas não mudou".
 
"Depois das contas em dia, é tempo de pôr mãos à obra", avançou António Miguel Pina, revelando que na base do seu programa, constam 5 eixos, abrangendo 40 medidas, para pôr Olhão a crescer", entre essas medidas, está a requalificação urbana e rodoviária, assim como a reabilitação do espaço público, destacando a Av. 5 de Outubro e os Jardins dos Mercados, bem como toda a área das oficinas da Câmara, local onde serão criadas as futuras praias urbanas.
 
A requalificação dos passeios e a questão da mobilidade foi outro "desafio", anunciado por António Miguel Pina, que prometeu também apoiar o comércio tradicional.
 
A cobertura do concelho com saneamento acima dos 90%, é outro ponto que sobressai do programa eleitoral socialista, "com 3 milhões de investimento para breve entre Moncarapacho e Marim".
 
Na economia a aposta vai para o setor do turismo, "porque gera emprego e fixa os jovens", quanto à tecnologia, o discurso do candidato, pautou-se por realçar o facto do Grupo Altice, ter escolhido Olhão, para a criação de um pólo tecnológico, "é um orgulho porque acreditaram nesta equipa e no futuro dos olhanenses", disse.
 
No mesmo pacote de medidas mas na área social, António Miguel Pina, quer apoiar "os mais idosos e desprotegidos", com a criação de uma Mercearia Social, ainda um serviço de reparações domésticas, bem como o lançamento de um programa autárquico, que apoie as famílias na aquisição de casas a custos controlados, "queremos ajudar na compra de casa, não queremos que as famílias paguem mais que 300 euros mês e iremos apoiar nas rendas de casa".
 
A mobilidade foi outra vertente anunciada, com a promessa de que serão criadas novas linhas dos Circuitos Urbanos, com ligações a Pechão, Quelfes e a Moncarapacho.
 
Relativamente à participação cívica, será dada atenção especial ao Orçamento Participativo, "as pessoas só se sentem envolvidas se participarem, vamos ter balcões da Autarquia nas Juntas de Freguesia, com mais proximidade e comodidade para os municípes, numa perspetiva de descentralização dos serviços".
 
Na segurança, será criada a Polícia Municipal que irá apoiar a PSP e a GNR, "mas também incutir-se nesta força, uma matriz fiscalizadora do espaço público, para que em conjunto com a vídeovigilância, os olhanenses se sintam seguros".
 
A finalizar foi ainda lançado um repto, para que Olhão conquiste o estatuto de cidade mais limpa do Algarve, através do programa "Olhão lixo zero", tendo sido pedido "o contributo coletivo para esta causa".
 
Sobre o facto do PS ter estado sempre à frente da Câmara de Olhão, António Miguel Pina, defendeu que "isso acontece porque os eleitores votaram no Partido Socialista, são eles que elegem os candidatos", apelando à maioria no próximo ato eleitoral e assumindo que "a moral na política é uma questão de palavra pelo que cumprimos o que prometemos", finalizou o candidato.