Sociedade

Autarquia farense elabora manual de boas-práticas sobre obras de restauro ou remodelações

 
 
O Município de Faro promoveu, no passado dia 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, uma sessão de sensibilização e reflexão sobre a importância da preservação dos revestimentos tradicionais em fachadas, prática que a autarquia considera um ato de cultura e de sustentabilidade.

 
Nesta ação registou-se um número significativo de participantes, que discutiram o tema, salienta nota da autarquia.
 
Após as boas vindas dadas pelo Presidente da Câmara, a Vereadora do Urbanismo, Teresa Correia, fez uma introdução ao tema, seguida de uma apresentação dos serviços técnicos da Câmara a propósito da prática que tem vindo a ser seguida no concelho.
 
Durante a sessão foram abordados temas no âmbito do processo de reconversão em curso no Centro Histórico e Baixa da Cidade, contributos que foram enriquecidos com a exibição de um documentário explicativo das melhores práticas levadas a efeito em alguns municípios portugueses.
 
No final da sessão teve lugar um debate, no qual o Presidente da Câmara e a Vereadora Teresa Correia tiveram oportunidade de explicar alguns detalhes da política do Município no que respeita à preservação e valorização do património edificado. 
 
A Autarquia comprometeu-se elaborar um manual de boas-práticas dirigido a todos os proprietários que pretendam fazer remodelações nos seus imóveis. O documento irá providenciar, através de uma linguagem fácil e intuitiva, respostas às questões mais habituais, auxiliando os promotores na sua tarefa de planear e executar obras de restauro ou remodelação, de acordo com as normas técnicas e legais em uso no Município.
 
As comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios prosseguiram hoje com uma visita guiada por Francisco Lameira, à Igreja da Sé, ao Seminário e ao Paço Episcopal. A visita terminou com um momento de fado, interpretado por Luis Manhita. 
 
À noite, a Igreja da Sé recebe o consagrado organista João Vaz para um concerto no histórico órgão.
 
Algarve Primeiro