Sociedade

Autarquia de São Brás de Alportel marcou arranque de novo ano letivo no Museu do Traje

 
Cerca de 240 funcionários, entre docentes e não docentes do concelho retomam a sua rotina, na educação e formação de 1.500 crianças e jovens são-brasenses.

 
A sessão de abertura do Ano Letivo teve lugar no Museu do Traje de São Brás de Alportel e contou com a presença do delegado regional da Educação do Algarve, Francisco Marques, que deu as boas-vindas dadas à equipa docente e não docente e destacou o empenho da direção do Agrupamento e do Município para ultrapassar os desafios que se colocam às escolas, de modo a garantir um início de aulas tranquilo, com todas as condições para um ensino de qualidade.
 
O Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, assegurou que “vão encontrar aqui uma nova família”. “Sintam-se em casa”, disse em tom de boas-vindas; e a todos deixou uma mensagem de confiança no bom trabalho que nas escolas do concelho os educadores e professores desenvolvem, assegurando a construção de um futuro melhor.
 
Sublinhando que “a educação é uma prioridade” para a Câmara Municipal, o autarca deixou palavras de incentivo aos profissionais e assegurou que a autarquia desenvolve todos os esforços para garantir que as melhores condições de ensino no concelho. 
 
Nota da autarquia de São Brás de Alportel, relembra que durante o período de pausa para férias escolares, foram realizadas diversas intervenções nas escolas do concelho, entre as quais a obra de renovação da cozinha da EB 2, 3 Poeta Bernardo de Passos e a remodelação das casas de banho da EB 1 de São Brás de Alportel. Um investimento de 65.174,64 euros, adjudicado à empresa J.G. Benedito Lda. que no caso da cozinha incluiu a substituição de revestimentos interiores, paredes e tetos e a colocação de uma nova estrutura (“hotte”).
 
Para além das obras, a autarquia destaca em nota de imprensa que está vigente todo um conjunto de serviços, como a rede de transportes escolares, o Gabinete Municipal de Psicologia que presta serviço nas escolas, os refeitórios escolas ou as atividades complementares, bem como as mais diversas iniciativas que são colocados em marcha em cada novo arranque do ano escolar. Neste âmbito, a atribuição do VALE Educação, que nesta edição incluiu os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
 
Para apoiar as famílias, o Município são-brasense faculta o prolongamento de atividade diária até às 18h30 nas escolas de 1.º ciclo, para apoiar as famílias com horários laborais incompatíveis com o horário letivo regular. Este prolongamento é comparticipado pelas famílias de acordo com as respetivas condições económicas. 
 
O programa das atividades de enriquecimento curricular para alunos do 1.º ciclo é dinamizado em parceria pela Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Associação de Solidariedade e Apoio à Família “Ensinar a Sorrir”. 
 
A Componente de Apoio à Família no primeiro ciclo regressa com atividades lúdicas e apoio aos trabalhos de casa. Uma iniciativa que envolve a Associação “Ensinar a Sorrir” em parceria com o Agrupamento de Escolas e o Município.
 
Para os alunos do pré-escolar, a autarquia organiza as atividades de animação e apoio à Família que consistem em atividade física e desportiva e educação musical.