Sociedade

Autarquia de Portimão precisa de 65 técnicos de informática para apoio às eleições europeias

Foto - CM Portimão
Foto - CM Portimão  
As próximas eleições para o Parlamento Europeu realizam-se em Portugal no próximo dia 9 de junho, sendo utilizados pela primeira vez em todas as assembleias e secções de voto cadernos eleitorais desmaterializados, que estarão disponíveis em equipamentos informáticos de acesso exclusivo.

Em virtude desta alteração, o Município de Portimão precisa de 65 técnicos de apoio informático para que estejam presentes, na data do ato eleitoral, junto às mesas de voto em cada uma das assembleias e secções, no sentido de apoiarem a utilização dos equipamentos informáticos, em caso de indisponibilidade pontual do sistema ou de dificuldades de acesso, divulga comunicado da autarquia.
 
Para a realização da tarefa, será necessário frequentarem uma ação de formação de um dia, com a duração de seis horas, nas instalações de Portimão do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
 
A estas vagas poderão concorrer cidadãos com o mínimo de 18 anos, preferencialmente residentes em Portimão, com o 12º ano de escolaridade ou Ensino Superior e conhecimentos em Informática na ótica do utilizador, sendo privilegiada a formação nas áreas tecnológicas.
 
O processo terá um teste geral nas assembleias de voto, marcado para 1 de junho, que decorrerá da seguinte forma: no período da manhã, os técnicos ministram formação aos membros de mesa sobre a utilização dos cadernos eleitorais desmaterializados; de tarde, serão realizados os testes com os membros de mesa.
 
Cada técnico de apoio informático receberá uma compensação no valor total de 177,45 euros, isentos de tributação, verba resultante dos três dias de intervenção, a saber: dia da respetiva formação; dia da formação que prestará aos membros de mesa e teste (1 de junho); dia do ato eleitoral e apoio à mesa (9 de junho).
 
As inscrições podem ser feitas até 3 de maio, inclusive, através do formulário disponível em: https://formularios.iefp.pt/index.php/536914?lang=pt
 
Informações complementares devem ser solicitadas pelos telefones 282 470 762 / 282 470 755, ou emails cefp.portimao@iefp.pt e sasm@cm-portimao.pt