Sociedade

Autarquia de Albufeira apostada em que Paderne seja "Aldeia Maravilha de Portugal"

 
 
 
Albufeira está a preparar-se para receber, a 16 de julho, a Gala televisiva da RTP na qual serão apuradas as “7 Maravilhas das Aldeias de Portugal”, com transmissão em direto às 21h00 a partir de Paderne no Largo do Estádio João Campos.

 
A cada aldeia será atribuído um número de valor acrescentado, que será divulgado no inicio da Gala.
 
Durante esse dia haverá transmissões sobre as diversas potencialidades desta freguesia de Albufeira, adiantou a Câmara Municipal de Albufeira em nota de imprensa.
 
De referir que das 332 candidaturas apuradas no concurso, Paderne foi apurada como finalista na categoria de “Aldeias Rurais”.
 
A iniciativa pretende criar um novo roteiro turístico para Portugal e conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Centro Nacional de Cultura, Federação Minha Terra, e Associação Portugal Genial.
 
No passado dia 20, terça-feira, à noite, no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola de Paderne houve uma ação de divulgação deste concurso e de sensibilização para que todos colaborem para que Paderne se
destaque no mapa das aldeias turísticas de Portugal.
 
A organização das “7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias” pretende mostrar uma parte importante do território que merece ser valorizado, destacando valores como a proximidade, a simplicidade ou a autenticidade. 
 
Esta organização vai permitir mostrar o território fora dos centros urbanos como uma fonte de oportunidades, destacando o património histórico, natural, gastronómico e incidindo muito particularmente nas pessoas.
 
Na referida ação da autarquia, o Presidente da Junta de Freguesia, Miguel Coelho, expressou sentir “um grande contentamento por ver enaltecida a nossa Aldeia. Desta Junta de Freguesia e de mim, podem contar com todo o apoio. Espero que esta classificação seja um incremento para apoiar Paderne na múltiplas situações que tem ainda a solucionar”.
 
Por seu turno, o Presidente da Câmara Carlos Silva e Sousa explicou de como decorreu este processo: “Estive em Lisboa, reunido com os responsáveis por este concurso e por considerar que pode ser um salto qualitativo para a imagem desta Aldeia, não só ao nível turístico, como cultural e ambiental, é que aderi a esta ideia com convicção. Se quisermos e acreditarmos, Paderne pode vencer a classificação de Aldeia Maravilha na categoria de Aldeia Rural e destacar-se não só no país como no estrangeiro. Com isso, todos ganharemos, não pela só na grande satisfação de termos uma aldeia bonita, bem tratada e com história, como também pela atração de um público que aprecia conhecer estas maravilhas e faz destas descobertas o motivo do seu turismo”.
 
A fim de obter a melhor votação possível, o Município deu já início a uma acção comunicacional, apostado em obter uma nova chancela para a Aldeia de Paderne, uma maravilha da ruralidade portuguesa.