Sociedade

Assinado acordo em Lagos que permite construir Oficina Laboral no Estabelecimento Prisional de Silves

 
A Associação de Municípios Terras do Infante e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais preparam-se para assinar um acordo de colaboração destinado à construção de uma Oficina Laboral para que os reclusos do Estabelecimento Prisional de Silves, possam aprender uma profissão e, simultaneamente, contribuir para a remodelação dos espaços das zonas prisionais daquele estabelecimento.

 
O ato oficial de assinatura do documento, que irá ter lugar pelas 16h00 desta sexta-feira, em Lagos (no Edifício Paços do Concelho Séc. XXI), e vem concretizar a deliberação tomada pelo Conselho Diretivo da Associação Terras do Infante no final de 2016, na sequência da identificação de interesses e finalidades comuns às duas entidades, designadamente a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos seus habitantes, a concretizar através do desenvolvimento de projetos em regime de parceria com serviços da administração central.
 
Para que a Oficina Laboral se torne uma realidade, a Terras do Infante compromete-se a prestar apoio sob a forma de doação de material de construção até ao valor de 15 mil euros, responsabilizando-se a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais/ Estabelecimento Prisional de Silves por aplicar o apoio concedido na concretização deste projeto. A obra será executada pelos próprios reclusos no âmbito de um curso de formação de pedreiros realizado com o Centro Protocolar de Justiça.
 
Na cerimónia de assinatura estarão presentes a Presidente do Conselho Diretivo da Terras do Infante, os representantes dos Municípios associados (Lagos, Aljezur e Vila do Bispo) e, pela Direção-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais, o Diretor-Geral, Celso José das Neves Manata, Procurador-Geral Adjunto, e o Diretor do Estabelecimento Prisional de Silves, Ricardo Torrão.