Economia

Aprovados investimentos de 8,5 milhões para requalificação de espaços públicos ligados à Ria Formosa

 
Foram aprovados hoje, investimentos de 8,5 milhões de euros para a concretização de uma série de intervenções para melhoria de acessos e requalificação de espaços nas ilhas-barreira.

 
A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral da Sociedade Polis da Ria Formosa.
 
Em comunicado o Gabinete do Ministro do Ambiente, adianta que o investimento servirá para a construção de uma nova ponte de acesso à Praia de Faro, um cais de passageiros em Tavira e para a requalificação da Ilha da Culatra, da praia do Ancão e da Avenida 5 de Outubro, em Olhão. 
 
O mesmo comunicado refere que a atual ponte de acesso à Praia de Faro apresenta fragilidades de difícil correção, razão pela qual se justifica a construção do novo acesso, com o objetivo de melhorar a mobilidade, criando uma solução mista de circulação para automóveis, peões e bicicletas. 
 
O Projeto de Requalificação da Ilha da Culatra irá recuperar o núcleo piscatório com a reabilitação das zonas degradadas promovendo a qualidade de vida da população residente. 
 
Destaca-se, entre outros, a criação de um parque de lazer e de uma doca seca, a valorização do largo igreja e a integração da zona adjacente ao cais de acostagem e interligação desta com núcleo habitacional.
 
No caso da intervenção em Tavira, o objetivo é a substituição do atual cais de acostagem por outro, em betão armado, com as necessárias condições operacionais e de segurança. 
 
Com a intervenção na Praia do Ancão pretende-se sobretudo garantir a segurança e o conforto na utilização do espaço público e, ao mesmo tempo, proteger e recuperar o sistema dunar, disciplinando a circulação e estacionamento automóvel. 
 
Com um apoio de 4,6 milhões de euros, o Estado é o principal financiador destes projetos que visam "melhorar a qualidade de vida das populações locais e dos visitantes da Ria Formosa", frisa o mesmo documento.
 
Os restantes parceiros no financiamento destes projetos são as câmaras municipais de Faro, Olhão, Tavira e Loulé, além da Docapesca. Prevê-se que o projeto de requalificação da Ilha da Culatra possa ser beneficiado com um financiamento comunitário de cerca de 850 mil euros. 
 
Algarve Primeiro