siga-nos | seja fã
PUB
 

António Pina

António Pina
Imprimir Partilhar por email
20-08-2013 - 16:40
É tempo do Algarve Primeiro prestar uma merecida homenagem a um rosto algarvio que muito tem contribuído para o desenvolvimento regional nas várias áreas de intervenção.
 
 
Trata-se de António Francisco Ventura Pina, natural de Olhão e nascido a 6 de Setembro de 1945. 
 
António Pina é licenciado em Germânicas e, ao longo do seu percurso pessoal e profissional, tem acumulado um conjunto de experiências dignas de registo como sendo o facto de ter sido Governador Civil do Distrito de Faro ou Director Regional da Educação do Algarve. 
 
A estas duas experiências, acrescenta-se a presidência da ERTA – Entidade Regulara do Turismo do Algarve e um vasto percurso ao serviço do ensino, da política, da cultura, do associativismo e da docência. 
 
António Pina é um reflexo da luta e da ambição por concretizar o que idealiza e, a prova disso é mesmo que a vida lhe foi retribuindo o mérito e o tornou merecedor de vários prémios e convites para ocupar lugares de destaque na vida social e política activas. 
 
Com uma classificação de estágio de 15,5 valores, António Pina abriu portas não só para desenvolver a sua carreira enquanto professor, como também para estar ao serviço da educação enquanto dirigente e responsável por diversos projectos da sua autoria. 
 
Ao mesmo tempo, soube sempre conciliar a profissão com a paixão pela política e com a sua ligação ao Partido Socialista, o que o colocou num processo de ascensão e lhe permitiu mostrar as capacidades para gerar consensos com as demais forças poolíticas. 
 
Ocupou o cargo de Vice-presidente da Câmara Municipal de Olhão, tendo ainda lugar para acrescentar ao seu currículo o apoio a instituições de carácter cívico e de aprofundamento da cidaddania, sendo de salientar, a Associação 25 de Abril; o cargo de Vice – Presidente da CIVIS – Associação para o desenvolvimento da cidadania; a função de Presidente da Direcção da ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão; o cargo de Presidente da Assembleia Geral do Grupo Naval de Olhão; bem como o estatuto de Presidente e Fundador em Maio de 2004 do Rotary Clube de Olhão. 
 
Ao mesmo tempo, António Pina destaca-se enquanto Provedor do Estudante da Universidade do Algarve sendo que é ainda vice-presidente da empresa Municipal Mercados de Olhão e membro da Assembleia da Junta de Freguesia de Olhão desde Outubro de 2009. 
 
António Pina é um exemplo de dedicação e de luta pela causa pública, motivo pelo qual continua a alimentar um enorme entusiasmo nas causas e funções que desempenha. 
 
António Pina é o reflexo de um algarvio que eleva a sua região ao mais alto nível. 
 
(Actualização:26.10.11)
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Manuela Sabino



-

Patrícia Amado



-

Celeste Martins (Moncarapacho)



-

Mário Centeno



-

António João Eusébio (Moncarapacho)



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Fardo de droga dá à costa da Ilha da Culatra

Fardo de droga dá à costa da Ilha da Culatra

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Aprovada III fase do Plano de Pormenor da Lejana que prevê terceira circular de Faro

Aprovada III fase do Plano de Pormenor da Lejana que prevê terceira circular de Faro

ver mais
 
II Liga: Leixões vence Olhanense

II Liga: Leixões vence Olhanense

ver mais
 
Fardo de droga dá à costa da Ilha da Culatra

Fardo de droga dá à costa da Ilha da Culatra

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio